Para além da moda do casamento de grandes empresas com startups

A construção conjunta envolve dedicação e valorização dos detalhes que são construídos um a um / Giorgio Montersino/Creative Commons
Compartilhe

Startups: A construção conjunta envolve dedicação e valorização dos detalhes que são construídos um a um / Giorgio Montersino/Creative Commons
É preciso criar um ambiente estimulante, autônomo e desafiador / Giorgio Montersino

Trabalhar com as startups virou uma obsessão para as grandes empresas. No entanto, esse tipo de iniciativa realmente traria resultados? Qual o valor agregado das startups? Qual seria o grande diferencial destas empresas nascentes? O que dizem as práticas internacionais?

Pesquisas em bases de dados internacionais sugerem dois fatores. Primeiro, as grandes empresas têm apresentados problemas de crescimento, dada a baixa compreensão do mercado consumidor e líderes focados em modelos de gestão majoritariamente operacionais.

Segundo, o avanço tecnológico não é o grande responsável pela saída de mercado de empresas tradicionais. Estas empresas ainda sobrevivem, graças aos investimentos em pesquisas e tecnologias com potencial transformador de longo prazo, mas com indicadores não adequados.

Logo, o grande desafio seria melhorar o modelo de negócio, equilibrando opções tradicionais de trabalho, como ajustes operacionais, busca por qualidade total, ótima alocação de recursos financeiros e de pessoal versus adoção de uma real cultura de inovação.

Cultura de inovação

Hugo Ferreira Braga Tadeu, da FDC / Divulgação
Hugo Ferreira Braga Tadeu, da FDC / Divulgação

Diversas pesquisas conduzidas pelo Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral sugerem que a cultura de inovação ainda é um desafio a ser enfrentado.

Grande parte dos líderes empresariais ainda não compreende a real importância da inovação. Muitos acreditam que novos produtos são essenciais para a manutenção do diferencial competitivo, mas isto somente não se sustenta. Inovação requer líderes comprometidos com avanços na agenda da transformação e busca por novas tecnologias.

A maior oportunidade poderia estar na real mudança comportamental da alta direção. É importante destacar que esta mudança cultural deveria começar com os diretores e CEO.

Querer mudar toda uma empresa com processos de geração de ideias, por exemplo, não faz o menor sentido se os líderes não aceitarem também esse desafio. Essa agenda deveria ser primordial para o crescimento de longo prazo.

Espaço para experimentar

Portanto, trabalhar com as startups não seria uma grande vantagem, isoladamente. Para Paul Romer (prêmio Nobel de economia), a maior oportunidade está na geração, compartilhamento de conhecimento e contratação de pessoas relevantes.

Somado a isto, é preciso um ambiente estimulante, autônomo e desafiador, em que o erro honesto seja praticado. Basicamente, mais espaço para experimentar.

Apesar do crescimento das startups, dos espaços de coworking e práticas de corporate venture no Brasil, quantas destas empresas tem apresentado resultado financeiro comprovado?

Por outro lado, o índice de mortalidade destas mesmas startups é alto, considerando dificuldades de acesso a clientes e fluxo de caixa insatisfatório. Em que circunstâncias esse casamento dá certo?

Finalmente, adotar metodologias como design thinking, prototipação e tomada de decisão rápida, mas sem compreendê-las adequadamente, pode ser contraditório.

Os exemplos de empresas do Vale do Silício são relevantes, mas entendendo que a combinação de recursos, gente capacitada e conhecimento técnico pode transformar o ambiente econômico como um todo, independentemente do tamanho da empresa.

  • Hugo Ferreira Braga Tadeu é professor e pesquisador da Fundação Dom Cabral em Inovação e Estratégias Digitais.

Compartilhe
Publicação Anterior

Red Bull Basement busca projetos de inovação cidadã

Próxima Publicação

Mercado Livre apoia empreendedores na América Latina

Veja também

Barateiro (e.) e Shibata (c.) falam sobre inovação aberta no inova.jor cast

Philip Morris aposta em inovação aberta

Compartilhe

CompartilheA Philip Morris Brasil aposta em inovação aberta. Entre as iniciativas, está uma parceria com o Onovolab, de São Carlos (SP). Miguel Barateiro, head de Tecnologia da Informação da Philip Morris Brasil, e Yukio Shibata, […]


Compartilhe