‘Gás e energias renováveis devem garantir abastecimento no Brasil’

Energias renováveis como a solar são a aposta pro mercado em regiões como Nordeste brasileiro / Otávio Nogueira / Creative Commons
Compartilhe

Energias renováveis como a solar são a aposta pro mercado em regiões como Nordeste brasileiro / Otávio Nogueira / Creative Commons
Energias renováveis são a aposta do mercado em regiões como o Nordeste / Otávio Nogueira/Creative Commons

Gás e energias renováveis, como eólica e solar, devem garantir o abastecimento de eletricidade do País nos próximos anos. Essa é expectativa de Daniel Meniuk, líder de vendas da GE Gas Power Systems para Brasil e o Cone Sul.
Segundo a GE, esses fontes de energia devem crescer em média 3% ao ano partir de agora.
Os novos tipos de energia são a aposta do Brasil para evitar os apagões, ante a capacidade de atendimento das usinas hidrelétricas para todo o País.

Gás

Dentre as novas opções, o gás será a fonte mais forte no mundo nos próximos anos, ainda segundo o executivo da GE. Isso parte de uma mudança global de seu uso em termelétricas.
“Há hoje soluções tecnológicas de alta eficiência para o gás, o que é muito importante para o setor. Além disso, tem se tornado uma commodity mundial, possui flexibilidade muito alta e emissões muito mais baixas que outras energias não renováveis”, diz Meniuk.
Os avanços tecnológicos na área de armazenamento e geração por gás propiciaram essa nova forma de produzir energia.
José Bruzadin, gerente de vendas de Gas Power Systems, explicou que atualmente o uso de gás é ideal para atender de forma rápida os desafios da indústria no Brasil.
“Há a falsa ideia de que termelétrica é sempre cara e poluente, mas a tecnologia atual deixa geração de termelétrica hoje muito mais segura e com um custo muito competitivo. Ela é ideal tanto para garantir energia durante a intermitência e baixa poluente”, afirma.

Energias renováveis

As energias eólicas e solares são as apostas para resolver o problema de fornecimento de energia elétrica para o Nordeste do País.
Edmundo Silva, consultor da Associação Brasileira de Geradoras Termelétricas (Abraget), diz que, juntamente com o gás, as energias renováveis devem melhorar a qualidade da energia elétrica na região.
“As energias eólicas são ótimas para o Nordeste do Brasil, mas sofrem muito com a intermitência (falhas no fornecimento). Para compensar isso, é possível apostar em um sistema híbrido com energia renovável e gás”, completa.


Compartilhe
Publicação Anterior

Samsung oferece curso de programação para internet das coisas

Próxima Publicação

Embrapii anuncia pacote de inovação de R$ 100 milhões

Veja também

Alexandre Liuzzi (c.) e Luiz Antonio Sacco (e.) falam sobre blockchain / inova.jor

Podcast: Por que usar blockchain em transações internacionais

Compartilhe

CompartilheA tecnologia blockchain pode tornar as transferências internacionais mais eficientes e mais baratas. Esse foi o tema do oitavo episódio do inova.jor cast, que traz semanalmente novidades sobre inovação, negócios e tecnologia. O podcast está disponível no Spotify, no Deezer, no iTunes e no SoundCloud.  […]


Compartilhe
Cresce o número de startups que tornam a viagem mais barata / Infraero/Creative Commons

Startups oferecem serviços para reduzir preços de viagem

Compartilhe

CompartilheDiante da situação econômica desafiante, os brasileiros têm procurado alternativas mais baratas de hospedagem e transporte aéreo para conseguir viajar. A MaxMilhas é uma plataforma lançada em 2013 como um marketplace de passagens de aviões. A startup […]


Compartilhe