5G impulsiona produtividade com internet das coisas

Palazzi (e.) e Scheffer (c.) falam sobre 5G / inova.jor
Compartilhe

Palazzi (e.) e Scheffer (c.) falam sobre 5G / inova.jor
Palazzi (e.) e Scheffer (c.) falam sobre 5G / inova.jor

A quinta geração das comunicações móveis (5G) deve impulsionar aplicações de internet das coisas (IoT, na sigla em inglês).

Essas aplicações, combinadas à oportunidade de se criar redes privadas de 5G, devem trazer mais competitividade às empresas brasileiras.

José Palazzi, diretor sênior de Vendas da Qualcomm para a América Latina, e Marcos Scheffer, vice-presidente de redes e serviços gerenciados da Ericsson Brasil e Cone Sul, conversam sobre esses temas no inova.jor cast.

Este é o terceiro de uma série de três episódios que tratam do 5G, com apoio da Qualcomm.

O podcast é publicado semanalmente no Spotify,  DeezeriTunes e SoundCloud.

Verticais no 5G

José Palazzi, da Qualcomm, destacou vantagens da aplicação da tecnologia à manufatura.

“O 5G permite que as indústrias sejam mais competitivas, porque melhora não somente os processos, mas a aquisição das matérias-primas e obviamente a distribuição dessas matérias-primas em função da demanda, fazendo com que o estoque de produtos acabados seja minimizado” explica.

Marcos Scheffer, da Ericsson, exemplificou com uma aplicação na agricultura, chamada “see and spray” (ver e borrifar).

“A prática geral era jogar defensivos agrícolas em tudo. Isso demandava um dinheiro violento e diminuía a competitividade. Agora não. É possível captar uma imagem, jogá-la para a nuvem, processar lá na nuvem e identificar que aquilo é uma praga. A informação volta para o trator, tudo em questão de milissegundos e dá tempo de jogar defensivo só naquela área”, diz.

Para saber mais, ouça o podcast.


Compartilhe
Publicação Anterior

Tecnologia democratiza serviços de pagamento

Próxima Publicação

Como está o crescimento do streaming de vídeo

Veja também

Juelinton Silveira, diretor de comunicação e negócios governamentais da Huawei Brasil, fala sobre o avanço do 5G no Brasil e no mundo

Huawei: ‘O 5G já é uma realidade’

Compartilhe

Compartilhe A quinta geração das conexões móveis (5G) avança a passos largos em todo o mundo, com aplicações reais e empresas que investem intensamente na tecnologia. Exemplo disso é a Huawei. Atualmente, a fabricante chinesa […]


Compartilhe