Como o SD-WAN simplifica a comunicação das empresas

SD-WAN garante mais resiliência do que as redes atuais / Renato Cruz/inova.jor
Compartilhe

SD-WAN garante mais resiliência do que as redes atuais / Renato Cruz/inova.jor
O SD-WAN garante mais resiliência do que as redes atuais / Renato Cruz/inova.jor

Passamos por diferentes gerações de redes – Frame-Relay, MPLS –, e agora a nova onda é o SD-WAN, acrônimo de rede de longa distância definida por software.

Mas por que esse novo conceito de rede está dando tanto o que falar? O que muda em relação as redes convencionais?

Vamos começar entendendo o segredo de toda esta flexibilidade proporcionada pela virtualização da rede WAN.

A arquitetura SD-WAN é baseada em uma rede overlay segura, ou seja, uma rede lógica em cima de uma ou mais redes físicas, sempre estabelecendo um túnel criptografado entre as localidades.

Essa característica permite que as empresas utilizem diferentes tipos de acessos na comunicação entre matriz e filiais, pois o algoritmo utilizado no SD-WAN verifica e seleciona o que responde mais satisfatoriamente naquele momento, garantido assim sempre a melhor performance da rede.

Dessa forma, podemos ter simultaneamente acessos como internet ADSL, MPLS e 4G/LTE, funcionando de maneira eficiente e proporcionando uma resiliência bem mais efetiva que nas redes atuais, garantindo que aplicações mais sensíveis, como voz e vídeo, funcionem com excelente qualidade.

Orquestrador

Cláudio Tourino, da RTM / Divulgação

Diferente das redes WAN convencionais, em que a inteligência da rede é distribuída entre os roteadores e switches, o que torna a sua implantação lenta e administração complexa, as redes SD-WAN inovaram este conceito, passando a inteligência para um ponto centralizado e em nuvem, chamado orquestrador, que é responsável por toda a configuração e gerência da rede. Isso torna a sua implantação e administração simples e ágil e permite que se tenha uma visão total da rede, facilitando muito o dia a dia da operação do ambiente.

Outro ponto interessante na solução SD-WAN é que como ela foi pensada para funcionar também diretamente ligada à internet.

Por isso, possui naturalmente funcionalidades de segurança suficientes para proteger o tráfego, e, para os mais exigentes, a maioria das soluções do mercado oferece um firewall virtualizado, tornando essa proteção ainda mais robusta.

Vale destacar que, dependendo do fornecedor da solução, o dispositivo que fica instalado em cada ponto da rede, pode ser tanto físico como virtualizado em hardware de terceiros, dando ainda mais flexibilidade a sua implantação, pois pode ter a sua configuração automatizada, através de perfis predefinidos.

As redes SD-WAN ajudam no processo de transformação digital das empresas, pois garantem comunicação segura, confiável, estável, com maior disponibilidade, visibilidade e menor custo.

Proporcionam ainda aos usuários uma excelente experiência de uso das aplicações utilizadas no negócio.

Crescimento exponencial

Não é à toa que a adoção do SD-WAN está crescendo exponencialmente em todo mundo.

Segundo o IDC Brasil, só em 2019, mais de 40% das maiores empresas do Brasil devem ter adotado essa tecnologia.

O aumento da oferta por diferentes fabricantes e fornecedores, que enxergaram uma excelente oportunidade de negócio, vai ajudar na popularização desta tecnologia e consequentemente baixar os custos atuais de implantação e manutenção.

  • Cláudio Henrique de Paula Tourino é gerente de Engenharia de Redes da RTM


Compartilhe
Publicação Anterior

Condor Connect e outras oportunidades para startups

Próxima Publicação

Podcast: Como incentivar o empreendedorismo sustentável

Veja também

Janilson Bezerra (d.), da TIM, fala sobre blockchain / Gabriel Rodrigues

Como aplicar blockchain às telecomunicações

Compartilhe

Compartilhe Base das criptomoedas, a tecnologia blockchain também tem um grande potencial de aplicação no setor de telecomunicações. Janilson Bezerra, líder de inovação e desenvolvimento de negócios da TIM Brasil, destacou algumas possibilidades durante o […]


Compartilhe