Como liderar uma empresa na transformação digital

O aprendizado é fonte para liderar em tempos de transformações / Renato Cruz/inova.jor
Compartilhe

O aprendizado é fonte para liderar em tempos de transformações / Renato Cruz/inova.jor
O aprendizado é fonte para liderar em tempos de transformações / Renato Cruz/inova.jor

A atenção é a habilidade essencial para o aprendizado, fundamental para a liderança atual, já que nos ajuda a resistir às distrações, inibir impulsos prejudiciais em nossas ações, postergar as recompensas na busca por metas e ficar preparados para aprender o necessário para chegar aos objetivos desejados.

Nas empresas o que mais se espera da liderança é que se mantenha em busca dos objetivos, mesmo diante de dificuldades e reveses, para desse modo coordenar os colaboradores na busca pelo sucesso nos resultados.

Por isso, é fundamental que, diante de novas situações, o aprendizado (e a atenção sobre ele) seja fonte para liderar em tempos de transformações em alta velocidade, sejam elas digitais ou mercadológicas.

Quando os líderes ajudam seus colaboradores a otimizar o aprendizado técnico e comportamental, fortalecem competências vitais à transformação digital e garantem uma nova velocidade de resposta em cenários mais instáveis.

É preciso lembrar, que esse é um novo tipo de formação, tanto para colaboradores, quanto para os líderes no meio organizacional.

Não há precedentes na forma de cultivar a habilidade de aprendizagem que estou falando, mas sei que os líderes que reforçam a preparação da atenção (suas e de seus colaboradores), bem como cultivam um ambiente de maior aprendizado, conseguem diminuir a ansiedade e dar melhores respostas diante da velocidade que a transformação digital impõe.

Liderar com soft skills

Celso Braga, do Grupo Bridge/ Divulgação
Celso Braga, do Grupo Bridge/ Divulgação

Como liderar uma empresa? Compreendendo um mundo mais amplo, entendendo o modo como as mudanças ocorrem, percebendo a interdependência dos aspectos físicos e digitais de um negócio.

O modo certo de realizar esta empreitada ainda não está absolutamente definido, mas de fato algumas premissas são efetivamente claras.

É nas soft skills que estão nossas pistas para a maior consistência na adaptação das organizações e dos líderes.

Autogestão, autoconsciência, empatia e habilidades sociais são os principais fatores de sucesso, porque claramente a empresa pode comprar o último software do mercado, a melhor máquina conectada, ter os melhores desenvolvedores técnicos, porém é a interdependência sistêmica entre pessoas que vai levar a organização a outro patamar no momento de entregar produtos ou serviços aos clientes.

O papel do líder na transformação digital é formar outros líderes para lidar com o futuro, lidar com o que ele mesmo não lidou.

O que vamos fazer ainda não está claro dentro do universo organizacional. Nós sabemos sim que será novo e que precisaremos de pessoas que façam diferente do que fizemos até aqui, e esse é um grande desafio.

Afinal, como formar um sucessor sem ensinar “a fórmula de como lidar com a organização” já que tudo está em transformação?

O foco é a atenção para aprender e reaprender constantemente.


Compartilhe
Publicação Anterior

Quais foram os melhores filmes de 2019

Próxima Publicação

Podcast: Como se preparar para Lei de Proteção de Dados

Veja também

Mike Gregoire, da CA Technologies, afirma que empresa precisam atualmente ser 'feitas para mudar' / Renato Cruz/inova.jor

CA: ‘Toda empresa é uma empresa de software’

Compartilhe

CompartilheLAS VEGAS O relacionamento de uma empresa com seus clientes e fornecedores está cada vez mais digital. Por causa disso, os processos internos da companhia também precisam estar integrados via software. “Estamos no amanhecer da […]


Compartilhe