Com a retomada do mercado de petróleo no Brasil, as empresas estão atentas a evolução das atividades do setor em termos de tecnologias e inovação desde a exploração até o transporte.
A alta tecnologia e a inovação são consideradas fatores determinantes para a garantia da competitividade empresarial no longo prazo e para o crescimento econômico sustentável, aliado as melhorias de performance.
A Ocyan registra resultados importantes por meio do Sistema de Monitoramento Avançado Real Time (Smart).
O sistema monitora as sondas da empresa e prevê uso intensivo de inteligência artificial pelos dados integrados e de imagens geradas por câmeras.
Como resultado, em menos de um ano, ele contribuiu para a melhoria do desempenho operacional (uptime) em 2,5%, em relação ao ano passado.
E também permitiu reduzir cerca de 80% da taxa de incidentes registráveis, como acidentes com afastamento.
Esse é o primeiro sistema integrado para monitoramento das atividades de sondas no Brasil a abranger seis dimensões, permitindo agrupar dados antes pulverizados em sistemas supervisórios separados.
Assim, é possível integrar e disponibilizar dados relacionados à perfuração, controle do poço, gerenciamento de potência, posicionamento dinâmico, sistema subsea, além das câmeras do circuito interno de TV das plataformas.
Produtividade e segurança
Ao processar e analisar as informações de todas essas dimensões de forma integrada, o controle da embarcação é aperfeiçoado por inteiro.
Consequentemente, gera ganho de produtividade e de segurança de processo, em função do aumento da capacidade e da velocidade na tomada de decisões.
Dessa forma, as inovações em tecnologia agregam valor ao serviço e possibilitam novos negócios, além de beneficiar os clientes, permitindo a rápida tomada de decisão.
Com o sistema da Ocyan, as atividades das sondas, por meio dos dados operacionais e câmeras, podem ser acompanhadas de qualquer computador e não apenas da Sala de Monitoramento no Centro de Suporte a Decisão, na base da empresa em Macaé (RJ).
Para ampliar o uso de inteligência artificial no mercado, empresas do exterior como a Intelie, subsidiária brasileira do grupo americano RigNet, fecham parcerias para complementar serviços.
O objetivo é priorizar tecnologia e inovação para oferecer o que há de mais moderno e competitivo no mercado.
Startups de óleo e gás
Outra frente de inovação da indústria de óleo e gás são as startups. Algumas nascem do setor e outras se aventuram para ganhar mais expertise.
É uma realidade de mercado.
Lançado pela empresa este ano, o Ocyan Waves Challenge é o primeiro programa da plataforma que busca iniciativas de inovação para melhorar as operações e trazer maior eficiência e segurança para colaboradores e clientes
Além disso, a iniciativa tem por objetivo incentivar o ecossistema de startups e contribuir diretamente para a nova geração de fornecedores do setor de óleo e gás no Brasil.
Atualmente, oito startups são parceiras da Ocyan no seu programa de inovação e desenvolvem projetos piloto a partir dos desafios enfrentados.
O caminho a seguir é este: tecnologia e inovação juntas para desbravar mais oportunidades no setor.
- Rodrigo Chamusca é gerente de Tecnologia e Digitalização da Ocyan