Qual é o papel da inovação no mercado de óleo e gás

A Ocyan aplica inteligência artificial ao setor de óleo e gás / Divulgação
Compartilhe

A Ocyan aplica inteligência artificial ao setor de óleo e gás / Divulgação
A Ocyan aplica inteligência artificial ao setor de óleo e gás / Divulgação

Com a retomada do mercado de petróleo no Brasil, as empresas estão atentas a evolução das atividades do setor em termos de tecnologias e inovação desde a exploração até o transporte. 

A alta tecnologia e a inovação são consideradas fatores determinantes para a garantia da competitividade empresarial no longo prazo e para o crescimento econômico sustentável, aliado as melhorias de performance.

A Ocyan registra resultados importantes por meio do Sistema de Monitoramento Avançado Real Time (Smart).

O sistema monitora as sondas da empresa e prevê uso intensivo de inteligência artificial pelos dados integrados e de imagens geradas por câmeras.

Como resultado, em menos de um ano, ele contribuiu para a melhoria do desempenho operacional (uptime) em 2,5%, em relação ao ano passado.

E também permitiu reduzir cerca de 80% da taxa de incidentes registráveis, como acidentes com afastamento.

Esse é o primeiro sistema integrado para monitoramento das atividades de sondas no Brasil a abranger seis dimensões, permitindo agrupar dados antes pulverizados em sistemas supervisórios separados.

Assim, é possível integrar e disponibilizar dados relacionados à perfuração, controle do poço, gerenciamento de potência, posicionamento dinâmico, sistema subsea, além das câmeras do circuito interno de TV das plataformas.

Produtividade e segurança

Ao processar e analisar as informações de todas essas dimensões de forma integrada, o controle da embarcação é aperfeiçoado por inteiro.

Consequentemente, gera ganho de produtividade e de segurança de processo, em função do aumento da capacidade e da velocidade na tomada de decisões.

Dessa forma, as inovações em tecnologia agregam valor ao serviço e possibilitam novos negócios, além de beneficiar os clientes, permitindo a rápida tomada de decisão.

Com o sistema da Ocyan, as atividades das sondas, por meio dos dados operacionais e câmeras, podem ser acompanhadas de qualquer computador e não apenas da Sala de Monitoramento no Centro de Suporte a Decisão, na base da empresa em Macaé (RJ).

Para ampliar o uso de inteligência artificial no mercado, empresas do exterior como a Intelie, subsidiária brasileira do grupo americano RigNet, fecham parcerias para complementar serviços.

O objetivo é priorizar tecnologia e inovação para oferecer o que há de mais moderno e competitivo no mercado. 

Startups de óleo e gás

Rodrigo Chamusca, da Ocyan / Divulgação
Rodrigo Chamusca, da Ocyan / Divulgação

Outra frente de inovação da indústria de óleo e gás são as startups. Algumas nascem do setor e outras se aventuram para ganhar mais expertise.

É uma realidade de mercado.

Lançado pela empresa este ano, o Ocyan Waves Challenge é o primeiro programa da plataforma que busca iniciativas de inovação para melhorar as operações e trazer maior eficiência e segurança para colaboradores e clientes

Além disso, a iniciativa tem por objetivo incentivar o ecossistema de startups e contribuir diretamente para a nova geração de fornecedores do setor de óleo e gás no Brasil.

Atualmente, oito startups são parceiras da Ocyan no seu programa de inovação e desenvolvem projetos piloto a partir dos desafios enfrentados.

O caminho a seguir é este: tecnologia e inovação juntas para desbravar mais oportunidades no setor. 

  • Rodrigo Chamusca é gerente de Tecnologia e Digitalização da Ocyan


Compartilhe
Publicação Anterior

Oi e Sebrae buscam startups de impacto social

Próxima Publicação

Podcast: O que fazer para tornar as cidades mais inteligentes

Veja também

As fintechs brasileiras receberam investimento de R$ 450 milhões no ano passado / Divulgação

O que explica o sucesso das fintechs no Brasil

Compartilhe

CompartilheO termo fintech se tornou comum, sobretudo para quem circula no mundo da tecnologia. Ele define o segmento das startups que criam inovações na área de serviços financeiros. E, justamente, por ter como base o […]


Compartilhe