Podcast: Como transformar uma ideia numa startup

Compartilhe

Podcast: Como são as iniciativas de incentivo às startup
Rodrigo Franco e André Minatti Felismino participaram do inova.jor cast / Inova.jor

Iniciativas de incentivo às startups surgem com cada vez mais força no mercado. Algumas delas, inclusive, buscam empreendedores diretamente da faculdade.

Esse foi o tema do sexto episódio do inova.jor cast, que traz semanalmente novidades sobre inovação, negócios e tecnologia.

O podcast está disponível no Spotify, no Deezer, no iTunes e no SoundCloud

O Academic Working Capital (AWC), do Instituto TIM, transforma trabalhos de conclusão de curso (TCC) em empresas. Já são mais de 120 projetos apoiados.

“Buscamos aqueles TCCs que que já tem uma base tecnológica”, afirma Rodrigo Franco, coordenador de aceleração AWC.

“É um momento em que os estudantes estão num período ótimo para empreender. Afinal, você estuda há cinco anos, tem um projeto em mãos. É o momento-chave para decisão de carreira”.

Incentivo de classe

Um exemplo de TCC que virou empresa é a Lave Copos. Fundada por André Minatti Felismino, a startup surgiu com projeto do curso de engenharia mecânica.

Assim, a ideia da empresa é criar uma solução para o problema do uso de copos plástico no mundo corporativo, por meio de uma máquina que lava copos reutilizáveis no ambiente de trabalho.

“Já conseguimos validar nosso modelo de negócios e estamos terminando nosso protótipo”, disse Felismino.

“Além disso, temos contato com várias empresas interessadas. Falta só mostrar a máquina e implementar um contrato para prova de conceito para validar a solução técnica”.

Por fim, Franco ressalta a importância da atenção especial ao empreendedorismo nas faculdades para que mais casos como a Lave Copos apareçam.

“Faltam capacitações e capacidades que deveriam ser estimuladas nos alunos”, diz. “É preciso entender, por exemplo, de mercado e de clientes.”


Compartilhe
Publicação Anterior

Como a uberização transforma o mercado

Próxima Publicação

Mercado brasileiro de TI cresce 6,1% no 1º semestre de 2019

Veja também

Case 2016: O que startups consolidadas têm a ensinar

Compartilhe

CompartilheDepois de fundar uma startup, várias dúvidas surgem na cabeça do empreendedor. Quando meu produto deixa de ser um mero experimento? Como melhorar a qualidade e eficiência da empresa? Como aumentar a escala do meu produto? Essas […]


Compartilhe