Podcast: Como fomentar o ecossistema de inovação

Compartilhe

Como fomentar o ecossistema de inovação
Gilson Jeronimo e Zaima Milazzo foram os convidados do podcast / inova.jor

O mercado corporativo está cada vez mais em busca de soluções criativas para problemas cotidianos. Mas como desenvolver o ecossistema de inovação para que elas surjam e se adaptem aos modelos de negócios?

Esse é o tema do primeiro episódio do inova.jor cast, que trará semanalmente discussões sobre inovação, negócios e tecnologia.

O podcast está disponível no Spotify e no Deezer. Em breve, estará também em outras plataformas de streaming.

Primeiramente, centros de inovação precisam manter o mercado próximo. “A empresa não quer que a gente simplesmente coloque tecnologia. Ela quer a gente resolva problemas para ganhar eficiência ou receita”, disse Gilson Jeronimo, gerente de contas da HPE Aruba e convidado do podcast.

“A empresa tem que ser sua parceira. É preciso de abordagem amigável para identificar o problema”.

Assim, a partir disso, é possível traçar estratégias e compreender as reais necessidades do mercado.

“Muitas vezes, a empresa acredita que tem um problema insolúvel. Mas ao vermos toda a cadeia de negócio, junto dela, percebemos que dá pra resolver”, afirma Zaima Milazzo, presidente do Brain, centro de inovação da Algar Telecom.

Solução criativa

Milazzo ainda ressalta que o Brain já lançou sete diferentes soluções no portfólio da Algar Telecom. Em todas elas, exigiu-se uma proximidade do problema e das necessidades de mercado.

Há dois anos, por exemplo, a empresa desenvolveu um sistema de wi-fi mais seguro para locais como restaurantes, shoppings e academias.

A ideia era promover segurança com soluções baseadas no Marco Civil da Internet. E, ainda, promover uma manutenção mais simplificada da rede.

No entanto, quando levou o produto ao mercado, encontrou resistência.

“As empresas não tinham interesse algum nessa solução. Não sabiam o que era o Marco Civil da Internet”, conta a presidente do centro da inovação. “Ela queria vender mais. Queria as pessoas no seu estabelecimento”.

Assim, o Brain se aproximou mais do mercado, e de suas reais necessidades de mercado, transformando a tecnologia. “Acrescentamos uma camada de serviços ao wi-fi para se relacionar com o cliente de forma mais fácil”, diz.

“Ele dá boas-vindas, apresenta programa de fidelidade. Se o cliente permite, o serviço vai além e começa a ter um relacionamento ainda mais assertivo”.

Ecossistema de inovação

Gilson Jeronimo, da HPE Aruba, destaca que a empresa em busca inovação também precisa prestar atenção na sua jornada. Assim, pode compreender melhor o caminho da inovação.

“Hoje, todo mundo fala em inovação. É a moda do mercado. Querem mudar a empresa, da noite para o dia, pro digital. Mas não precisa ser assim necessariamente”, afirma o executivo.

“Você precisa ir preparando sua empresa. Afinal, ou você resolve problema de eficiência operacional ou agrega valor ao negócio”.


Compartilhe
Publicação Anterior

Como repensar a gestão e adotar a inovação

Próxima Publicação

Fintechs lideram ranking de startups mais desejadas

Veja também

A União Europeia anunciou uma iniciativa para levar banda larga para todas as pessoas e empresas / Groman123/Creative Commons

Setor precisa de novas políticas públicas

Compartilhe

CompartilheQuando a Lei Geral de Telecomunicações (LGT) foi criada, os definidores do marco regulatório estudaram modelos adotados para as telecomunicações em várias partes do mundo. Políticas públicas internacionais de sucesso costumam permear as discussões sobre […]


Compartilhe