Globalmente, ao longo do primeiro semestre de 2019, US$ 2,3 bilhões foram perdidos em publicidade por conta de fraude na instalação de aplicativos.
Esse dado foi divulgado pela AppsFlyer por meio do estudo State of Mobile Fraud 2019.
A pesquisa analisou 2,5 bilhões de instalações de 9.500 aplicativos entre janeiro e junho de 2019.
Assim, além do impacto financeiro, notou-se que a natureza dos ataques está evoluindo rapidamente. E se tornando mais sofisticada.
“A velocidade com que os fraudadores se adaptam também está acelerando. Foi de um a dois meses em 2018 para apenas dois ou três dias hoje”, disse Reshef Mann, cofundador da AppsFlyer.
Por fim, o estudo constatou que, no Brasil, 26,9% do orçamento de publicidade em apps são desperdiçados com fraude. Principalmente no setor de compras.
Fraude setorial
Ao comparar os sistemas operacionais, o iOS da Apple é muito menos vulnerável. Não só a fraude no Android é mais de seis vezes maior, mas seu crescimento é muito acelerado.
Além disso, no Android, 80% das instalações fraudulentas são resultados de bots. No iOS, 85% das instalações ruins são devidas a uma sobrecarga de cliques, em que redes enviam grandes números de relatórios de cliques fraudulentos.
Depois, segmentando por setor, o relatório descobriu que a área financeira é a mais exposta a fraudes. Isso por conta do alto pagamento que ele oferece e sua posição como a terceira maior categoria de aplicativos.