Brasileiros estão mais preocupados com ataques cibernéticos

Ataques cibernéticos: Sensação de insegurança está aumentando, diz Eduardo Almeida / Tiago Queiroz/inova.jor
Compartilhe

Ataques cibernéticos: Sensação de insegurança está aumentando, diz Eduardo Almeida / Tiago Queiroz/inova.jor
Sensação de insegurança está aumentando, diz Eduardo Almeida / Tiago Queiroz/inova.jor

Ataques cibernéticos não poupam ninguém. Atualmente, só no Brasil, 85% da população já foram vítimas ou conhecem alguém que passou por alguma fraude virtual.

Essa é a principal informação da 14ª edição do Unisys Security Index. É o estudo global que mede as percepções dos consumidores com segurança.

Dentre as respostas, o recebimento de spam (54%) ou e-mails com golpes (42%) foram os mais citados.

Depois, vem fraude com cartão bancário (39%) e mensagens falsas no WhatsApp (36%). Por fim, dentre as maiores incidências, roubo de identidade (19%).

O Unisys Security Index 2019 entrevistou mais de 13 mil consumidores em 13 países. Além disso, no Brasil, foram mais de mil respondentes, entre fevereiro e abril de 2019. 

Preocupação e ataques cibernéticos

O alto número de ataques cibernéticos acaba por causar preocupação nos brasileiros.

Assim, 76% das pessoas estão preocupadas com roubo de identidade, enquanto 75% estão muito ou extremamente preocupados com fraude bancária.

Além disso, a maioria dos participantes também relatou preocupação com ataques de hackers e vírus cibernéticos (69%). Além da segurança das compras online (65%).

“[O estudo] mostra que a sensação de insegurança está aumentando no Brasil”, disse Eduardo Almeida, presidente da Unisys para América Latina.

“Notoriamente, os níveis de preocupação com ameaças online são os mais altos. Acompanham o grande número de vítimas de ataques cibernéticos nos últimos anos”.

Proteção de dados

Por fim, outro destaque inclui a percepção sobre a proteção de dados pessoais, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Afinal, hoje, 59% dos brasileiros estão apenas um pouco confiantes de que a LGPD vai garantir a segurança de seus dados mantidos por empresas e governos.

“Esses resultados enfatizam que a proteção de dados ainda não é uma questão estabelecida aqui no Brasil. Precisa ser repensada por governos, empresas e consumidores”, finaliza Almeida, da Unisys.


Compartilhe
Publicação Anterior

É preciso pensar em gestão de desenvolvimento de pessoas

Próxima Publicação

SAP busca startups para programa de mentoria

Veja também

Unisys promove hackathon para rápido desenvolvimento de ideias / Divulgação

Unisys promove hackathon sobre segurança digital

Compartilhe

CompartilheA Unisys promove em 23 de maio um hackathon. O objetivo é desenvolver inovações na área de segurança digital de centros urbanos. A maratona acontece durante a Semana Mauá de Inovação, Liderança e Empreendedorismo (SMILE), […]


Compartilhe

O que levaria você a trocar de computador?

Compartilhe

CompartilheA maioria dos usuários brasileiros não compra computadores há, pelo menos, quatro anos. Segundo pesquisa da Intel, 30 milhões de computadores usados hoje no País foram comprados entre 2009 e 2012. David Gonzales, presidente da Intel […]


Compartilhe