É preciso pensar em gestão de desenvolvimento de pessoas

Compartilhe

Por que empresas precisam pensar em gestão de desenvolvimento de pessoas?
Liderança é essencial na gestão de pessoas / ashokboghani

Sua empresa pensa em gestão de desenvolvimento de pessoas com objetivo de extrair o que cada líder tem de melhor e, assim, aumentar produtividade e faturamento?

Aumento de resultados, seja em produtividade ou faturamento, só pode vir se fizermos coisas diferentes. Fazer o que sempre fizemos não nos levará mais longe.

Fazer diferente tem uma relação direta com o estímulo que a liderança dá para as pessoas utilizarem mais de suas capacidades.

Recentemente, uma empresa decidiu aumentar a participação das pessoas na solução de problemas. Para isso, aumentou o grau de autonomia de cada colaborador na sua atividade. Muito legal, não é?

Mas, na hora H, as pessoas traziam ideias e não eram acolhidas pelos líderes. Eles pouco direcionavam para fazer diferente. Ao contrário, moldavam as pessoas para fazer o que sempre fizeram.

Gestão de desenvolvimento

Por que empresas precisam pensar em gestão de desenvolvimento de pessoas?
Braga, da Bridge / Divulgação

Ah! Você ainda não começou a desenvolver sua liderança? Com certeza está perdendo resultados e produtividade.

Assim, há um motivo central para considerar a liderança o seu principal foco de desenvolvimento. Ela é o motor ou a trava para as coisas acontecerem.

Além disso, é fonte de capacidades maiores para se trabalhar colaborativamente na construção da cultura de agilidade e melhor desempenho. Não há cultura empresarial melhor sem liderança mais flexível, inovadora e ativa.

Fundamental também é entender que o papel da liderança de mandar e determinar verticalmente para as coisas acontecerem não vale mais.

Essa mudança de papel, em que o líder deixa de saber tudo e passa a ser um facilitador de conhecimentos vindos das pessoas, dos times e de fora da organização precisa ser desenvolvida.

Caso contrário, os lideres continuarão repetindo o que foram ensinados a fazer.

Orientação

Declarar na alta administração, pelo CEO, pela diretoria, que seremos inovadores, que faremos transformação digital, que teremos uma cultura mais ágil não é suficiente para os executivos saberem como fazer.

Já sabem que têm de fazer, pois está no espírito do tempo e, certamente, se enroscam na hora de executar a política que declararam.

Certa vez, um CEO decidiu que iria entrar na transformação digital, contratou um executivo para esse tema e pediu para enquadrar-se num dress code mais formal. 

Enfim, difícil tarefa. Pois a turma mais livre, espontânea e digital tem seu próprio “dress code”. Declarar a transformação digital e investir nela não despertou, no CEO, que deveria rever a forma de lidar com o novo ambiente.

O primeiro nível de liderança, que está mais próximo da operação, também sofre com as novas formas de gestão.

Empoderamento

Não é tão simples empoderar pessoas. Então dizem: “Você está empoderado, mas faz o que mandei e deixa eu ver tudo que você está fazendo”.

Assim, como transformações são profundas, não se trata de escrever projetos e planos de ação. As transformações são orgânicas e as mudanças mais profundas moram nos detalhes.

Por isto, ter uma consultoria profissional ajudando pode ser um bom caminho. Ela pode dar agilidade à transformação.

Além disso, esclareço que agilidade não é chegar lá tão rápido. Uma mudança na cultura organizacional leva de três a sete anos com intervenção externa. E de cinco a 12 anos sem intervenção especializada.

De qualquer forma, há empresas cuidando de dentro para fora da transformação cultural e, do ponto de vista interno, é importante explicar o que se deseja e mostrar que é possível ser feito.

A mudança mais refinada depende de expertise e flexibilidade para ajustar os temas. Como a cultura e a empresa não existem sem pessoas, gestão de desenvolvimento destas pessoas é a chave quando se deseja mudar.


Compartilhe
Publicação Anterior

Huawei: Como capacitar bons profissionais em tecnologia

Próxima Publicação

Brasileiros estão mais preocupados com ataques cibernéticos

Veja também

Dados: Cristiano Franco, da Zup, e Eduardo Rabboni, da Algar, participaram do Start Eldorado / Divulgação

Start Eldorado: Como as telecomunicações usam dados

Compartilhe

CompartilheA análise de dados e a inteligência artificial podem melhorar o atendimento ao cliente nas telecomunicações. Na quarta-feira (19/9),  Eduardo Rabboni, diretor de transformação digital da Algar Telecom, e Cristiano Franco, Chief Customer Success Officer […]


Compartilhe
Cadu Sarkovas, da Thinkseg, e Wilson Leal, da Tokio Marine, no Start Eldorado / Divulgação

Start Eldorado: Como está a digitalização dos seguros

Compartilhe

CompartilheO mercado de seguros passa por mudanças profundas trazidas pela digitalização. Na quarta-feira (12/9),  Wilson Leal, diretor de Tecnologia da Tokio Marine, e Cadu Sarkovas, cofundador e diretor de Operações da Thinkseg, conversaram sobre o […]


Compartilhe