Festival Path: Como serviços compartilhados mudam a moradia

Serviços compartilhados: Roberta Faria quer transformar moradia num sistema social colaborativo / inova.jor
Compartilhe

Serviços compartilhados: Roberta Faria quer transformar moradia num sistema social colaborativo / inova.jor

Como oferecer apartamentos mais baratos sem tirar conforto dos moradores?

A resposta da Vitacon foram unidades menores, a partir de 10 metros quadrados, que compensam o pouco espaço com serviços compartilhados e rede de relacionamento entre moradores.

A construtora conta com 67 prédios em São Paulo e tenta, por meio da inovação, mudar o modelo de moradia.

Alexandre Lafer, dono da Vitacon, liderou o painel Empreendimentos com Serviço Compartilhado Conquistam Metrópoles, realizado ontem (2/6) no Home Festival Starbucks at Home, no Festival Path.

“A gente vive um ciclo vicioso de pegar o carro, ficar no trânsito, não sair nas ruas. Com apartamentos menores, o preço fica mais acessível. A pessoa pode morar perto do trabalho”, explicou Lafer.

“Saímos de uma época de consumismo maluco para algo mais on demand, mais leve”.

Serviços compartilhados

Para onde está, a Vitacon se transformou. Começou como uma empresa mais convencional e hoje investe novos formatos de apartamento e da conexão entre eles.

“Nascemos como uma empresa de tijolos e hoje somos de bytes”, disse o executivo.

Para isso, a empresa se inspirou no layout de barcos, navios e aviões para compactar mais a área privativa e expandir a área comum.

Os apartamentos da Vitacon tendem a ter uma sala unificada com o quarto e pequenos banheiros e cozinhas.

Enquanto isso, o próprio condomínio oferece outros espaços, como cozinha maior, academia, lavanderia e salas de projeção.

Por fim, há cada vez menos espaço para carros. O objetivo é também trazer a mobilidade compartilhada para o centro das atenções de seus empreendimentos.

Há, assim, menos vagas e mais espaço para bicicletas, patinetes e carros compartilhados, frutos de parceria com outras startups.

Fechaduras inteligentes, brincadeiras com cachorros e até armários refrigerados para delivery também fazem parte de acordos com empresas como Rappi e Dog Hero.

Sistema

Além disso, há foco na praticidade da conexão entre moradores e empresa.

Um sistema conecta os moradores, que podem se reunir para eventos, aulas e encontros. Já foram organizados até passeios de balão.

O aluguel dos apartamentos também é feito pela mesma plataforma, a Housi, sem burocracia ou comprovação de renda. Tudo feito internamente, pela própria Vitacon.

“Queremos transcender a moradia para um sistema social colaborativo”, resumiu Roberta Faria, gerente de marca da Housi.

No entanto, chamou a atenção um fator do sistema da Housi e da Vitacon. O objetivo, a longo prazo, é que a própria moradia adquira um aspecto de on demand.

A maioria dos apartamentos é vendida para investidores – 80%, em média. Deve, em breve, chegar a 100%.

“Queremos que as pessoas não tenham mais gasto com apartamento próprio. Elas vão alugar pelo tempo que quiserem, sem dor de cabeça”, disse Lafer.

Home festival

O Home Festival é um projeto da Starbucks At Home que promove conversas sobre temas atuais em casas icônicas de São Paulo.

Nos dias 1º e 2 de junho, a Casa das Rosas recebeu o projeto, com palestras, painéis e workshops do Festival Path e degustação de cafés Starbucks At Home.

Alguns destaques da programação do fim de semana:

Alexandre Lafer destaca a importância dos serviços compartilhados / inova.jor
Alexandre Lafer destaca a importância dos serviços compartilhados / inova.jor

Compartilhe
Publicação Anterior

Como os dispositivos vestíveis participam do futuro do RH

Próxima Publicação

Por que a Volkswagen automatizou seus processos

Veja também

Investidores brasileiros buscam bitcoins

Compartilhe

CompartilheNum cenário de crise, faz sentido investir em bitcoins? Com a desvalorização do real e a expectativa de cobrança de impostos sobre transações, com um possível retorno da CPMF, os investidores brasileiros buscam alternativas de investimento. O […]


Compartilhe