Qual é a estratégia da EDP para seu programa de startups

Compartilhe

O programa da EDP busca, principalmente, startups do setor elétrico / Ryan Lackey
O programa da EDP busca, principalmente, startups do setor elétrico / Ryan Lackey

A empresa de energia EDP ampliou seu programa de aceleração de startups do setor elétrico.

Chamado Starter Acceleration Program, o novo programa busca empresas do mundo todo. Depois disso, concentrará módulos práticos na Espanha, Brasil e EUA.

“Nós estamos focados em startups mais maduras”, explicou Livia Brando, gestora executiva de estratégia e inovação da EDP Brasil, ao inova.jor. “Por isso, ampliamos para outros mercados”.

Internamente, muita coisa também mudou. A empresa abriu um escritório para inovação, na região sul de São Paulo. Lá, eles reúnem especialistas que atuam em várias frentes.

Assim, num ambiente colorido e descontraído, é possível encontrar engenheiros, cientistas e até pessoal da área jurídica. Além de facilitar a comunicação entre setores, os profissionais ficam próximos de executivos de startups que por lá circulam.

“A gente percebeu que precisava trazer a inovação pra dentro”, comentou Livia. “Mas seria mais interessante fazer parceria com startups do que criar a tecnologia do zero”.

Alteração

Além disso, ao ampliar o alcance territorial do programa, a EDP fez algumas alterações estruturais na aceleração.

Inicialmente, serão selecionadas startups em sete categorias. São elas:

  • energias limpas,
  • soluções para clientes,
  • inovação digital,
  • armazenamento de energia,
  • redes inteligentes,
  • acesso à energia, e
  • inovação em processos internos.

O que chama a atenção, em comparação com os outros processos, são as duas últimas categorias.

Acesso à energia é uma nova possibilidade que a EDP abre para startups com soluções sociais que beneficiem empresas e pessoas.

“Há um sistema de captação solar que cria redes elétricas em comunidades sem acesso”, diz Livia. “Queremos coisas assim, que tragam inovação para nossos processos e ajudem as pessoas.”

Além disso, na categoria de inovação em processos internos, a EDP está de olho em startups de vários setores. Jurídico e financeiro são os principais.

Ainda assim, claro, o objetivo são as startups do setor elétrico — que, segundo Livia, são difíceis de encontrar. “Muitas pessoas acham que não há oportunidades para empresas desse setor”, diz.

Parceria com a EDP

O Starter Acceleration Program, que já está com as inscrições abertas, funciona de um jeito diferente de outros programas.

Ao invés de um intensivo, a EDP oferece uma mentoria de duas semanas. Assim, executivos de startups fazem parcerias e contatos sem perder muito tempo de trabalho.

Depois disso, as melhores startups são convidadas para a final realizada em novembro, em Lisboa, no Web Summit. A vencedora fatura € 50 mil.

No entanto, segundo Livia, o melhor do programa é a parceria construída com a multinacional.

Por exemplo, a cearense Delfos participou do programa com um serviço de
inteligência artificial para manutenção preditiva de usinas eólicas.

Assim, a empresa cearense recebeu o primeiro aporte da EDP, em parceria com a BMG Uptech, de R$ 1,5 milhão.

“Firmamos uma parceria com a startup pensando no futuro”, diz Livia. “Mais do que mentoria, oferecemos a possibilidade de entrada no grande mercado.”


Compartilhe
Publicação Anterior

Análise de linguagem com big data auxilia tomada de decisões

Próxima Publicação

Stefanini promove hackathon para mulheres do setor de TI

Veja também

Acate lança programa de apoio para startups em fase inicial

Compartilhe

CompartilheA Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) lançou um novo programa estratégico de empreendedorismo, o StartLab. O objetivo é auxiliar startups de base tecnológica em fase de ideação a desenvolver modelos de negócio e alcançarem maior maturidade. […]


Compartilhe
Startup vencedora poderá receber incubação do Banco Agiplan / Divulgação

Amcham Porto Alegre promove concurso de startups

Compartilhe

CompartilheA Amcham Porto Alegre promove em 26 de setembro a primeira Amcham Arena. As startups interessadas em participar do concurso podem se inscrever até 14 de agosto. Com objetivo de aproximá-las de grandes empresas, a […]


Compartilhe