‘O vídeo móvel está cada vez mais importante’

Tiago Fontes, da Huawei, fala sobre o desafio brasileiro na infraestrutura de telecomunicações para suportar o crescimento do vídeo
Compartilhe

O mercado brasileiro de vídeo passa por um momento de mudança. “O Brasil está sofrendo uma transformação, de canais lineares para o vídeo sob demanda”, afirma Tiago Fontes, gerente de Marketing da Huawei.

A qualidade do vídeo vem subindo, com a passagem da alta definição (HD, na sigla em inglês) para o 4K. Com isso, aumenta a demanda por capacidade de rede, e as operadoras de telecomunicações precisam reforçar sua infraestrutura.

“Acredito que exista interesse de formar um ecossistema entre operadoras, governo e fabricantes, para levar a melhor tecnologia para as pessoas”, diz o executivo. “Um ecossistema em que o governo ajude as operadoras a construírem sua infraestrutura da melhor forma, em todos os locais do Brasil; as operadoras levem pacotes de produtos acessíveis a todas as classes sociais; e os fabricantes da indústria de telecomunicações e de monitores de vídeo e televisores ofereçam produtos adequados a todas as classes econômicas do país.”

Mobilidade

Fontes destacou a importância crescente do vídeo móvel. “As pessoas se locomovem o tempo todo, possuem um dispositivo de alta tecnologia, e precisam de infraestrutura para garantir que o vídeo esteja disponível fim a fim durante a mobilidade”, explica. “Para isso, é importante que tenhamos boas redes e, principalmente, bom conteúdo que desperte interesse dos consumidores.”

A quinta geração das comunicações móveis (5G) deve acelerar ainda mais essa tendência. “O 5G vai trazer grande flexibilidade para as pessoas”, diz o gerente da Huawei. “Muitas operadoras estão começando a instalar sua fibra no país inteiro. E, além da fibra, que vai proporcionar banda larga de altíssima velocidade, o 5G vai proporcionar altíssimas velocidades pelo meio aéreo.”

Para saber mais sobre o mercado de vídeo no Brasil, assista à entrevista com Tiago Fontes em vídeo da série Conexão Huawei.


Compartilhe
Publicação Anterior

Start Eldorado trata de digitalização no mercado de consumo

Próxima Publicação

Coworking legislativo seleciona projetos em São Paulo

Veja também