Os dois lados das grandes inovações da humanidade

Veículos de imprensa criaram canais de checagem de informações / Newspaper Club
Compartilhe

Inovações: Veículos de imprensa criaram canais de checagem de informações /  Newspaper Club
Veículos de imprensa criaram canais de checagem de informações / Newspaper Club

O surgimento de ferramentas e soluções criadas para facilitar e melhorar a vida das pessoas, principalmente aquelas inovações cujos impactos são realmente significativos no dia a dia de todos nós, sempre trouxe consigo consequências do mau uso.

O avião, por exemplo, criado com finalidade de reduzir o tempo de viagens longas, também veio (e vem) a ser uma das armas mais poderosas e destruidoras utilizadas nas guerras.

Isso acontece também com duas das invenções mais transformadoras da vida em sociedade dos últimos anos: a internet e as redes sociais.

São tantas e tão obvias as vantagens da internet em nossas vidas que não vale a pena elencar.

As transformações surgiram numa velocidade sem precedentes na história da humanidade.

Mas, muitas vezes em velocidade maior, cresceu o mau uso dessas inovações por pessoas que se aproveitam de suas facilidades para praticar roubos ou outras infrações que já costumavam realizar antes do advento da vida virtual.

Criptomoedas

Mateus Baumer, da BlueLab / Divulgação

Nessa nova realidade, há alguns anos, moedas digitais como bitcoins chegaram como uma revolução descentralizada do dinheiro, mas ainda são pouco usadas no cotidiano das pessoas.

Mesmo assim, as criptomoedas já foram usadas de maneira prejudicial à sociedade, como pagamento de sequestros, sendo apontadas como um problema.

Acontece que todos nós sabemos que sequestros existem há milhares anos, e sequestradores exigiam bens para libertarem suas vítimas.

Não foi a tecnologia que criou esse comportamento na sociedade.

O que aconteceu foi que o sequestrador, num passado não muito distante, substituiu o ouro e itens de valor por papel moeda e agora, em alguns casos, por bitcoins.

Da mesma forma, as redes sociais e os aplicativos de mensagens – que modificaram de maneira profunda o modo como as pessoas se comunicam e se informam – têm sido catalizadores das tão famosas fake news e, portanto, são crucificados como responsáveis por possibilitar sua disseminação.

O assunto ganhou muito destaque após os resultados das eleições presidenciais norte-americanas, quando muito se especulou sobre a influência das redes sociais na vitória do presidente eleito, Donald Trump.

Não há como negar que essas ferramentas aumentam de maneira muito significativa a divulgação de notícias falsas.

Mas, com a internet, todo tipo de informação e conhecimento circulam muito mais rapidamente, e de modo infinitamente mais abrangente, do que acontecia há cerca de 15 ou 20 anos.

Caça às bruxas

Podemos ir ainda mais longe.

Nos séculos 15, 16 e 17 houve, na Europa, a famosa caça às bruxas, perseguição que acontecia devido à crença de que era necessário punir e queimar pessoas que supostamente praticavam rituais.

Agora, voltemos para 2018.

Em agosto, quatro pessoas foram queimadas vivas no México por causa de boatos espalhados por celular sobre supostos roubos de crianças.

Épocas totalmente diferentes em que esse tipo de barbárie não pôde ser contida.

E ainda querem colocar a culpa na internet, redes sociais e aplicativos de mensagens?

Liberdade de expressão

O que seria, sem dúvidas, desastroso acontecer em relação a qualquer uma dessas inovações é a fiscalização ostensiva pelo Estado sobre a circulação de informações e até mesmo censura.

Isso porque, dessa maneira, estaríamos ferindo a liberdade de expressão da grande maioria em razão do mau uso dessas ferramentas por grupos restritos de pessoas que agem de má fé.

Seria o mesmo que abrir mão de todos os benefícios trazidos, punindo todos os usuários pelo erro de alguns.

Então não haveria alternativas para minimizar os impactos das fake news? Sim. Elas já existem e vêm do mercado.

Nesse caso específico, temos o exemplo de alguns veículos de imprensa que criaram, durante as eleições presidenciais, canais de checagem de informações que circularam de maneiras diversas a respeito dos candidatos e de suas propostas.

Tecnologia e sociedade

E como saber qual a melhor alternativa?

Seguramente uma que seja única e obrigatória por força de lei não será, que é como o Estado age.

Quando aparece um problema, empreendedores surgem com diversas soluções, que competem entre si, e as pessoas adotam as que acham melhor.

Além disso, com o passar do tempo, outras iniciativas podem surgir, de acordo com as transformações pelas quais a tecnologia e a sociedade passam e com as naturais mudanças de opiniões de cada indivíduo.

Portanto, soluções que venham do mercado são, ainda, o melhor caminho para que qualquer tipo de inovação cumpra seu papel de melhorar a vida dos indivíduos e de trazer evolução à sociedade.

  • Mateus Baumer é sócio e diretor de Marketing e Vendas da BlueLab

Compartilhe
Publicação Anterior

Start Eldorado trata de empresas brasileiras de tecnologia

Próxima Publicação

Retrospectiva: Quais foram os 10 textos mais lidos de 2018

Veja também

A identificação de produtos é o primeiro passo na rastreabilidade / Divulgação

Como a rastreabilidade de produtos pode adotar o blockchain

Compartilhe

CompartilhePromover a rastreabilidade na cadeia de abastecimento é o mesmo que distribuir a responsabilidade sobre a integridade do produto entre todos os envolvidos nos processos de produção, armazenagem, distribuição e comercialização. O consumidor quer ter […]


Compartilhe