Como combater a desinformação na internet

Martinhão (c.) e Amadeu (d.) falam sobre o combater a desinformação / Renato Cruz/inova.jor
Compartilhe

Martinhão (c.) e Amadeu (d.) falam sobre o combater a desinformação / Renato Cruz/inova.jor
Martinhão (c.) e Amadeu (d.) falam sobre o combater a desinformação / Renato Cruz/inova.jor

 

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) lançou, na semana passada, o guia Internet, democracia e eleições (disponível para download gratuito).

Resultado de debates com especialistas, a publicação busca incentivar o combate à desinformação, servindo como referência a gestores públicos, empresas e cidadãos.

“As pessoas precisam desconfiar do que é espetacular, mesmo que corrobore sua visão de mundo”, afirma Sergio Amadeu, conselheiro do CGI.br e coordenador do Grupo de Trabalho Internet e Eleições.

Ele ressalta a importância de separar opinião de fato: “Não use a mentira para reforçar sua opinião”.

“Queremos contribuir para que as melhores práticas sejam divulgadas”, diz Maximiliano Martinhão, coordenador do CGI.br. “A internet tem sido usada para disseminar fake news (notícias falsas), o que hoje é chamado de desinformação de massa.”

O que fazer

Neste ano eleitoral, o guia traz seis dicas para o usuário se proteger da desinformação:

  1. Desconfie de títulos bombásticos: uma prática comum de desinformação é a veiculação de títulos escandalosos que distorcem conteúdos antigos ou pouco relevantes;
  2. Pense antes de clicar: observe a fonte antes de clicar, pois algumas páginas podem ser criadas para obter dados específicos sobre você ou até mesmo atacar seu computador;
  3. Verifique as fontes: caso a informação seja verdadeira, você provavelmente a encontrará em veículos conhecidos;
  4. Duvide de informações compartilhadas sem referências: quando receber alguma mensagem sem referências ou fontes, pergunte à pessoa que a enviou como ela recebeu tal mensagem ou busque online se há registro da informação em veículo de sua confiança.
  5. Na dúvida, não compartilhe: a não ser que tenha plena confiança na fonte, não compartilhe uma informação sem verificar.
  6. Não se cale: muitas plataformas possuem canais nos quais você pode denunciar conteúdos que considere abusivos ou desinformativos; não hesite em utilizá-los.

Compartilhe
Publicação Anterior

Start Eldorado: Qual é o impacto do dinheiro digital

Próxima Publicação

Afrolab oferece capacitação para empreendedores negros

Veja também

Afrolab busca recursos para capacitar empreendedoras negras

Compartilhe

CompartilheO Afrolab para Elas busca financiamento para oferecer capacitação técnica a empreendedoras negras. Quem tiver interesse em apoiar pode visitar a página do projeto na plataforma de financiamento coletivo Benfeitoria. O prazo do financiamento coletivo […]


Compartilhe
Com 30 alunas, curso oferece noções de programação para jovens da Zona Leste de São Paulo / Andressa Silva/Divulgação

ONG oferece curso de programação para mulheres

Compartilhe

CompartilheA organização não governamental Gerando Falcões começou a oferecer o curso Meninas na Programação, em parceria com a CA Technologies, MadCode e Instituto Ariadne. O curso é voltado para mulheres de 16 a 18 anos […]


Compartilhe