LCA: ‘Boas políticas de TICs podem trazer um salto de produtividade’

Cláudia Viegas, diretora de Regulação Econômica da LCA Consultores
Compartilhe

Em 2012, o Brasil estava na 48ª posição do Índice Global de Competitividade, do Fórum Econômico Mundial. De lá para cá, perdeu 32 posição, caindo para o 80º lugar.

No mesmo período, a Rússia ganhou 29 posições e a Índia 19. A queda no ranking fez com que o Brasil ficasse atrás de outros países latino-americanos, como México e Colômbia.

“O Brasil precisa ganhar competitividade via produtividade”, afirma Cláudia Viegas, diretora de Regulação Econômica da LCA Consultores, em entrevista ao inova.jor TIC. “Ou seja, fazer mais com menos recursos, para que consigamos ter uma aceleração de crescimento econômico num tempo relativamente curto.”

O resultado reflete, em grande parte, a falta de políticas adequadas de tecnologias da informação e da comunicação (TICs).

A LCA Consultores fez há alguns anos o estudo Brasil Digital Inovador e Competitivo 2015-2022, a pedido da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), com uma série de propostas de políticas públicas.

As sugestões não foram seguidas e, além de cair no ranking, o país deixou de gerar mais de R$ 200 bilhões em renda, o equivalente a 3,2% da renda nacional em 2017.

“As TICs realmente têm um efeito de transbordamento em todos os setores da economia, que faz com que o país tenha um salto de produtividade e consiga ter um ganho de produção expressiva”, explica a consultora.

Políticas públicas

Cláudia Viegas ressalta a necessidade de políticas públicas adequadas que criem um ambiente favorável para atrair mais investimento privado e para massificar os serviços de telecomunicações.

“Massificação de serviços significa levar infraestrutura em condições de uso, com oferta e demanda andando juntas”, diz.

Segundo ela, existe atualmente uma paralisação das pautas relevantes do setor de telecomunicações, como a demora na votação do projeto de lei da Câmara (PLC) 79, que atualiza a legislação das telecomunicações.

“O PLC 79 é importante porque estamos chegando num momento bem relevante, que é o fim das concessões do STFC (Serviço Telefônico Fixo Comutado)”, afirma Cláudia. “O Brasil demora em trazer essa discussão. Quanto mais tempo passa, mais difícil vai ser para dar um bom desfecho para isso, para a modernização do marco regulatório.”

Para saber mais a respeito da visão de Cláudia Viegas, da LCA Consultores, sobre a importância das TICs para a competitividade, assista à entrevista em vídeo para o inova.jor TIC, que tem apoio da Telebrasil.


Compartilhe
Publicação Anterior

O que falta para as fintechs avançarem no Brasil

Próxima Publicação

Quais são os impactos da Lei de Proteção de Dados

Veja também

Brasileiros têm concentrado comunicação em aplicativos como o WhatsApp

Brasil já tem mais celulares 4G do que 3G

Compartilhe

CompartilheEm outubro, o Brasil passou a ter mais celulares com tecnologia 4G do que 3G, segundo a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). Naquele mês, havia 95 milhões de acessos 4G, comparados a 92 milhões de […]


Compartilhe