Internet das coisas começa a chegar às residências

Gustavo Assunção, da Samsung, quer colocar demonstrações de automação residencial no varejo / Renato Cruz/inova.jor
Compartilhe

Internet das coisas: Gustavo Assunção, da Samsung, quer colocar demonstrações de automação residencial no varejo / Renato Cruz/inova.jor
Gustavo Assunção, da Samsung, quer demonstrar internet das coisas residencial no varejo / Renato Cruz/inova.jor

Há 10 anos, fazer automação residencial era muito caro e tecnicamente difícil. Os preços vêm caindo nos últimos anos, mas a complexidade de instalação costuma ser alta.
Fabricantes de eletroeletrônicos buscam resolver esse problema. Um exemplo disso é a QDrive, lava e seca inteligente anunciada ontem (26/7) pela Samsung.
A máquina pode ser programada e controlada pelo celular, tablet ou televisor. A plataforma SmartThings, da fabricante sul-coreana, permite conectar televisor, celular, tablet, lavadora, ar condicionado e geladeira, entre outros equipamentos.
Chamada Family Hub, a geladeira inteligente da Samsung ainda não está disponível no Brasil. A empresa trabalha no desenvolvimento de conteúdo local, para ser acessado da tela na porta do aparelho, antes do lançamento.
“A internet das coisas finalmente está acontecendo”, afirmou Gustavo Assunção, vice-presidente de Eletrônicos de Consumo da Samsung. “Negociamos com varejistas para demonstrar a plataforma nos pontos de venda ainda neste semestre.”
Segundo o IDC, neste ano, o mercado residencial de IoT deve atingir US$ 612 milhões no Brasil. Cerca de 4% das residências possuem algum dispositivo conectado, como câmeras e ar condicionado.

Central de automação

QDrive, da Samsung / Divulgação
QDrive, da Samsung / Divulgação

Para Assunção, o celular deve ser a principal central de controle da casa inteligente, à frente do televisor e do tablet. No smartphone, é possível usar a assistente de voz Bixby para acessar a máquina de lavar.
A assistente ainda não fala português. A versão em idioma local está em desenvolvimento, por enquanto sem previsão de lançamento.
A edição mais recente da pesquisa TIC Domicílios, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), mostrou que, entre os usuários de internet no Brasil, 22% têm televisores conectados.
Com capacidade de 10,2 quilos, a lava e seca QDrive tem preço sugerido de R$ 5,7 mil.


Compartilhe
Publicação Anterior

BCG: ‘TICs precisam ser reconhecidas como prioridade de país’

Próxima Publicação

Start Eldorado: Como está a digitalização das telecomunicações

Veja também

No Rio, a região portuária recebeu uma série de novos serviços digitais / Renato Cruz/inova.jor

Por que nossas cidades precisam ser mais inteligentes

Compartilhe

CompartilheEntre os principais desafios das grandes cidades do mundo está a mobilidade urbana. Seja pela dificuldade cada vez maior para se deslocar, pela quantidade crescente de automóveis ou pela escassez de locais para estacionar os […]


Compartilhe
Sessenta por cento apontam impacto positivo da análise de dados / Renato Cruz/inova.jor

Qual é o impacto da análise de dados na inovação

Compartilhe

CompartilheA análise de dados podem tornar as empresas mais inovadoras, segundo pesquisa recente do SAS. Numa primeira fase, foram entrevistados representantes de 132 empresas da Europa, Oriente Médio e África. Em seguida, houve uma consulta […]


Compartilhe