O que falta para o carro elétrico deslanchar no Brasil

O carro elétrico ainda responde por 0,2% das vendas no Brasil / Divulgação
Compartilhe

O carro elétrico ainda responde por 0,2% das vendas no Brasil / Divulgação
O carro elétrico ainda responde por 0,2% das vendas no Brasil / Divulgação

A demanda por carros elétricos no Brasil ainda é bastante modesta. No primeiro semestre, foram vendidas 1.944 unidades, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
O volume representou somente 0,2% do total de 1,1 milhão de automóveis e comerciais leves comercializados no país de janeiro a junho.
Existem diversos fatores que inibem as vendas de carros elétricos no Brasil. Eles vão do alto preço do automóvel e da baixa disponibilidade de modelos até a falta de postos de carregamento.
Esse quadro começa a mudar. Ontem (18/7), a EDP e a BMW, com apoio da Ipiranga, inauguraram seis postos para carro elétrico na Rodovia Presidente Dutra, entre São Paulo e Rio de Janeiro.
Com cerca de R$ 1 milhão em investimento, o projeto é o maior corredor de postos de carregamento da América Latina. Ele permitirá viagens completas de carros elétricos entre as duas capitais.
Os postos foram instalados a uma distância máxima de 122 quilômetros entre si. Um veículo com bateria de 22 kWh leva 25 minutos para alcançar 80% de carga no abastecimento.
Cada estação permite o carregamento de dois veículos ao mesmo tempo.
Neste ano, o uso das estações instadas pela EDP e BMW será gratuito. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou recentemente uma regulação que permite livre negociação de preços de recarga.
A BMW comercializa no Brasil, desde 2014, o modelo elétrico BMW i3 e o híbrido BMW i8. A empresa participou de iniciativas para instalar 100 pontos de recarga no país, com parceiros estratégicos.

Crescimento

Apesar dos números modestos, as vendas de veículos elétricos no país tem crescido rapidamente. No ano passado, foram vendidas 3.296 unidades, comparadas a 1.091 em 2016.
No começo do mês, o governo federal cortou o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a categoria, que ficou entre 7% e 20%. Anteriormente, a alíquota era de 13% para híbridos e de 25% para elétricos.
No mundo, foram comercializados 1,2 milhão de veículos elétricos em 2017, segundo a Frost & Sullivan. A previsão para este ano é chegar a 1,6 milhão.
A China lidera o mercado, com uma participação de 48% nas vendas no ano passado, seguida da Europa, com 26%.
Para 2025, a expectativa é que o mercado global de carro elétrico alcance 25 milhões de unidades.


Compartilhe
Publicação Anterior

Open banking no Brasil: API or not API?

Próxima Publicação

Start Eldorado: Qual é a situação da Indústria 4.0 no Brasil

Veja também

Edital da Finep inclui startups com soluções para cidades inteligentes / Renato Cruz/inova.jor

Finep seleciona startups para investimento

Compartilhe

CompartilheA Finep está com inscrições abertas para a segunda rodada do edital de 2018 do programa Finep Startup. Os interessados podem se inscrever até o dia 28 de fevereiro no site do edital. A financiadora […]


Compartilhe
Renato Cruz, Maria Del Pilar Muñoz, Daniel Accioly Rosa e Daniel Gonzales conversam no Start Eldorado / Divulgação

Start Eldorado: Quais são os benefícios da digitalização

Compartilhe

CompartilheComo está a digitalização dos setores químico e farmacêutico? Na quarta-feira (25/4), conversei sobre esse tema com Maria Del Pilar Muñoz, vice-presidente de Sustentabilidade e Novos Negócios da Eurofarma, e Daniel Accioly Rosa, gerente de Agricultura […]


Compartilhe