O que o próximo governo pode fazer nas telecomunicações

O jornalista Renato Cruz entrevistou André Borges, secretário de Telecomunicações do MCTIC, durante o Painel Telebrasil / Divulgação
Compartilhe

O jornalista Renato Cruz entrevistou André Borges, secretário de Telecomunicações do MCTIC, durante o Painel Telebrasil / Divulgação
O jornalista Renato Cruz entrevistou André Borges, secretário de Telecomunicações do MCTIC / Divulgação

BRASÍLIA
O Brasil tem um modelo desatualizado de telecomunicações. A lei geral do setor é de 1997, e sua atualização – o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 79, de 2016 – aguarda para ser votado no Senado.
O governo que assumir a partir do próximo ano tem muito a fazer para que o Brasil não fique ainda mais atrasado em tecnologias da informação e comunicação (TICs).
Há alguns anos apontadas como exemplo privatização bem-sucedida, as telecomunicações são hoje gargalo ao crescimento do país.
As concessionárias de telefonia fixa – Vivo, Oi e Embratel – eram para ser instrumentos de política pública, mas suas metas e obrigações estão ligadas ao serviço de voz, cada vez menos importante.
Os recursos que mantêm tantos orelhões em funcionamento poderiam ser empregados para expandir a cobertura de banda larga, não fossem as regras obsoletas.

Infraestrutura

Ontem (23/5), participei do Painel Telebrasil 2018, sendo mediador num painel com André Borges, secretário da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
Com uma extensa experiência na iniciativa privada, Borges destacou que, na administração pública, o principal obstáculo que encontrou aos projetos foi a falta de orçamento, principalmente na atual situação.
Um exemplo disso é Fundo para Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), que praticamente nunca foi aplicado para o seu fim, e depende de mudança na legislação para que possa ser usado no acesso à internet.
Além de questões que dependem de recursos públicos, ainda existe muito a ser feito para desburocratizar as permissões para instalação de infraestrutura.
Em 2015, foi aprovada a chamada Lei das Antenas, que é federal e define regras para instalação de infraestrutura. Mas, como o uso do solo é de responsabilidade municipal, não existe obrigatoriedade de as prefeituras aderirem a ela.
O secretário sugeriu a criação de um ranking que mostre a quantidade de antenas em cada cidade e o prazo médio de emissão de licenças, como forma de incentivar a adesão das administrações municipais à Lei das Antenas.

Digitalização

Durante a abertura do Painel Telebrasil 2018, na terça-feira, o presidente da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), Luiz Alexandre Garcia, apresentou uma proposta do setor as candidatos.
Entre as medidas sugeridas estão:

  • atualização da legislação do setor;
  • desburocratização;
  • licitações de novas frequências que não tenham como objetivo arrecadação de recursos;
  • criação do Sistema S para as TICs;
  • desoneração de tributos para domicílios de baixa renda e áreas carentes;
  • isenção de tributos para equipamentos e infraestrutura de internet das coisas.

As telecomunicações são insumo básico para a transformação digital dos demais setores da economia.
Políticas de acesso à tecnologia e de preparação de trabalhadores para o mercado digital deveriam ser prioridade em todos os níveis de governo, para garantir produtividade, competitividade e crescimento econômico.

  • O jornalista viajou a convite da Telebrasil

Compartilhe
Publicação Anterior

Inteligência artificial traz sentimentos e emoções ao atendimento

Próxima Publicação

EDP seleciona startups com soluções para setor de energia

Veja também

Hospitais apostam em acompanhamento remoto do paciente

Compartilhe

CompartilheRio de Janeiro Ir ao hospital para fazer tratamentos básicos de saúde pode se tornar algo raro nos próximos anos. O conceito de “at-home hospital care” (assistência hospitalar no domicílio) é uma das apostas de modernização […]


Compartilhe
Tecnologia de smart grid permite manutenção mais eficiente das redes / Divulgação

O que falta para a rede elétrica inteligente decolar no Brasil

Compartilhe

CompartilheA rede inteligente, também chamada de smart grid, torna os serviços de fornecimento de energia elétrica mais eficiente. Equipados com sensores, dispositivos conectados reduzem falhas, fraudes e desperdícios, agilizam a manutenção da rede e permitem a oferta […]


Compartilhe