Como enfrentar o problema das notícias falsas

Wilson Gomes, Leonardo Sakamoto, Marcelo Bechara e Sérgio Amadeu discutem fake news / Renato Cruz/inova.jor
Compartilhe

Wilson Gomes, Leonardo Sakamoto, Marcelo Bechara e Sérgio Amadeu discutem fake news / Renato Cruz/inova.jor
Wilson Gomes, Leonardo Sakamoto, Marcelo Bechara e Sérgio Amadeu discutem fake news / Renato Cruz/inova.jor

Com a proximidade das eleições, o problema das notícias falsas torna-se mais preocupante.
Distribuídas por redes sociais e aplicativos de mensagens, a experiência internacional mostra que as fake news ocupam lugar central no jogo sujo das campanhas.
Ontem (4/4), durante painel no Seminário Desafios da Internet no Debate Democrático e nas Eleições, foi consenso que, apesar da gravidade do problema, uma intervenção do governo no tema pode piorar as coisas, criando mecanismos de censura.
“Liberdade de expressão é inegociável”, disse Marcelo Bechara, diretor de Relações Institucionais do Grupo Globo.
“Ministério da Verdade, não”, completou Leonardo Sakamoto, diretor da ONG Repórter Brasil. “Pior que mentiras correndo é o Estado decidindo o que deve ou não ser dito.”
O próprio Sakamoto foi vítima desse instrumento de difamação. Em 2015, uma notícia falsa, promovida no Google, acusava-o de receber dinheiro do governo para atacar opositores.
Depois de o jornalista acionar a Justiça, o buscador informou que o responsável pela promoção da fake news em seu serviço era a JBS.
Controlada irmãos Joesley e Wesley Bastista, a JBS tinha sido citada em reportagens da Repórter Brasil sobre problemas trabalhistas e ambientais.

Ódio e polarização

A disseminação das notícias falsas reflete o clima de ódio e polarização que domina hoje a política no Brasil. “O ódio não se limita ao ambiente digital”, afirmou Sakamoto. “Levei murro na Liberdade e fui cuspido em Pinheiros.”
“Os ambientes de polarização geram intolerância e depois violência”, observou Bechara.
O professor Wilson Gomes, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), apontou que, no caso Marielle, o jornalismo funcionou para desmascarar fake news.
A vereadora Marielle Franco, do Rio, foi assassinada e notícias falsas disseminadas por redes sociais e aplicativos de mensagem procuravam associá-la ao crime organizado.
“Mas, com sua crise de credibilidade, o jornalismo não consegue ser cura, porque é parte do problema”, afirmou Gomes. “As pessoas já não distinguem mais o que é jornalismo.”
“Vivemos a panfakenewslização do mundo”, completou o professor.
O painel foi mediado pelo professor Sérgio Amadeu, da Universidade Federal do ABC (UFABC). E o seminário foi organizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).


Compartilhe
Publicação Anterior

Inovação e agilidade andam juntas na era da velocidade

Próxima Publicação

Start Eldorado: Como é a transformação digital na saúde

Veja também

Pesquisa mostra que existe um grande abismo entre pessoas com e sem acesso / Unsplash

Realidade sobre acesso impacta desenvolvimento web

Compartilhe

CompartilheSegundo recente pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), 58% dos brasileiros acessam a internet exclusivamente pelo celular, 62% dos planos de telefonia móvel são pré-pagos, o número de pessoas que nunca se conectou está em […]


Compartilhe