Por que é importante ter um chief digital officer

CDO tem aparecido frequentemente nas listas de profissões do futuro / flikr/Creative Commons
Compartilhe

CDO tem aparecido frequentemente nas listas de profissões do futuro / flikr/Creative Commons
O CDO tem aparecido frequentemente nas listas de profissões do futuro / flikr/Creative Commons

Ele é o executivo responsável por liderar a transformação digital das empresas. A cada dia, tem sido mais requisitado por companhias de diversos segmentos, como indústria, tecnologia, varejo e instituições financeiras.
O chief digital officer (CDO) tem aparecido frequentemente na lista das profissões do futuro. De acordo com o Gartner, 90% das empresas do mundo vão caminhar para a transformação digital até 2019.
Embora relativamente nova no mercado, a posição demanda sólida experiência do profissional, na medida em que requer conhecimento e visão de negócios, além, obviamente, da expertise em tecnologia e marketing digital.
O trabalho do CDO permite que tecnologias como big data, internet das coisas, mobilidade e inteligência artificial e metodologias e conceitos como design thinking, design sprint, Scrum, DevOps e MVP sejam adotados para melhorar o desempenho e eficiência da companhia, alcançado e garantindo resultados melhores numa maior velocidade.
Olhando para as estruturas das companhias, quem hoje está mais próximo dessa expertise?
De imediato, pensamos em dois executivos para ocupar o cargo: o chief information officer (CIO) e o chief marketing officer (CMO). O CDO demanda habilidades e competências principalmente dessas duas posições.
O chief digital officer precisa ter as seguintes características:

  • ser um profissional híbrido, acostumado com as rotinas de tecnologia e com o universo digital;
  • ter capacidade de se envolver em múltiplas tarefas na empresa, como tomadas de decisões por meio de dados, transformação de processos e de conhecimento, habilidade para se relacionar com os principais stakeholders de diversas áreas, como produção, vendas e marketing, além de tecnologia da informação (TI); e
  • conseguir lidar com a cultura organizacional da empresa, principalmente com a transformação de pessoas e não só da TI, dentro do contexto de transformação digital.

Trata-se de uma posição que obrigatoriamente exige multidisciplinariedade e olhar muito apurado para tendências e inovação.

Cultura ágil

O CIO coloca-se como o candidato mais indicado ao posto de CDO, por já ter mais rotinas próximas das de um CMO, caso a TI da qual é responsável tenha atuação estratégica junto às áreas de negócio e, principalmente, opere numa cultura ágil.
De qualquer maneira, isso não é uma regra, depende muito da estratégia da companhia, pois vemos tanto CIOs quanto CMOs assumindo essa cadeira.
De acordo com o Gartner, 40% dos CIOs hoje lideram a área de digital em suas empresas.
Para conduzir a transformação digital, também é importante que o profissional possua alta capacidade de adaptação e que faça escolhas certas de novas tecnologias entre tantas que surgem, sabendo como aplicá-las para que efetivamente tragam resultados.
Características como proatividade, curiosidade e olhar para inovação complementam o perfil desse profissional, que desde 2016 passou a ser muito demandado no Brasil.
Como ainda não existem cursos específicos e formação para essa cadeira, o foco em tendências, buscando diversas fontes de informação, é fundamental.
Sem dúvida, se analisarmos todo o contexto de busca por organizações mais inovadoras, processos disruptivos, novas formas de impactar o cliente e de melhorar a eficiência operacional, a importância do chief digital officer será cada vez maior para o negócio, mas demandará mudança estrutural e cultural de organizações consideradas mais tradicionais, com olhar muito forte para inovação.
O que demonstra que a transformação digital é uma jornada sem fim, em constante evolução.

  • Leandro Bittioli é gerente da divisão de Tecnologia da Informação & Digital da Talenses

Compartilhe
Publicação Anterior

Biometria traz segurança, comodidade e qualidade de atendimento

Próxima Publicação

Internet das coisas deve decolar ainda neste ano

Veja também

Adele Sweetwood, da SAS, participou do Customer Intelligence Forum, em São Paulo / Divulgação

‘Análise de dados dá mais poder à criatividade’

Compartilhe

CompartilheAdele Sweetwood, vice-presidente sênior de marketing global do SAS, publicou recentemente nos Estados Unidos o livro The Analytical Marketer (Harvard Business Review Press). Nele, ela mostra como as ferramentas de análise de dados têm transformado […]


Compartilhe