O que tem por trás de um app de sucesso

Empresas precisam entender o comportamento dos consumidores nos canais digitais / Toshihiro Gamo/Creative Commons
Compartilhe

App: Empresas precisam entender o comportamento dos consumidores nos canais digitais / Toshihiro Gamo/Creative Commons
Empresas precisam entender o comportamento dos consumidores nos canais digitais / Toshihiro Gamo/Creative Commons

Como todos os consumidores, meu principal objetivo ao usar um aplicativo qualquer é que ele realmente cumpra com o seu propósito – e o faça com rapidez, velocidade de resposta, design inovador, navegabilidade, pouco consumo de dados e que não seja “pesado” para o dispositivo utilizado.
Ainda espero que o app tenha também uma interface atraente. Caso contrário, eu o descarto.
Para entender esse desafio – do desenvolvimento de um aplicativo que seja adequado a um determinado público e uso – é necessário compreender o que acontece além de sua criação.
Hoje em dia, sabemos que a grande demanda das empresas que estão migrando para os canais digitais é entender o comportamento do consumidor nesse contexto.
Para isso, é importante ter uma plataforma que facilite a inovação, incluindo analíticos e big data. Mas não é tudo.
Cada vez mais, a experiência do usuário é a fonte de informações que, agregada a uma série de dados sobre a infraestrutura e aplicações, pode fazer com que uma companhia aumente muito a retenção de clientes e, com isso, o seu faturamento.

Moderna fábrica de software

João Fábio Valentin, da CA Technologies / Divulgação
João Fábio Valentin, da CA Technologies / Divulgação

Como em uma fábrica, a construção de um aplicativo de sucesso conta com várias etapas que, juntas – e em perfeita harmonia – respondem aos estímulos vivenciados pelo usuário.
Entre o apertar de um botão e o resultado final, diferentes equipes se juntam para analisar e melhorar o desempenho da aplicação e de todas as suas facetas. Para isso, novas tecnologias e conceitos vem ajudar.
A fim de compreender e transformar a experiência do usuário, é preciso monitorar e entender como está a adoção da aplicação, sua navegabilidade e desempenho, entre tantos outros itens.
Ao mesmo tempo, ajudar os times de desenvolvimento e de operações a atuar com maior integração, agilidade, automação e segurança, sem fricção.
Todos fatores relevantes para as mais diversas aplicações como as de e-commerce e de serviços financeiros, por exemplo.
É isso que chamamos de moderna fábrica de software, uma nova abordagem sobre a tecnologia baseada em quatro pilares – agilidade, automação, insights e segurança -, que ajuda as empresas desde a fase da ideia até sua execução, identificando tendências e oportunidades de melhoria na experiência digital do usuário, proporcionando diferenciação e vantagem competitiva real.
Aqui, o software é o grande destaque. E a companhia preparada para desempenhar um papel relevante no mundo digital precisa estar pronta para desenvolver seus aplicativos com alta qualidade e agilidade, incluindo o feedback dos usuários em tempo real e fornecendo insights para o negócio.

Segurança do código

Entre os novos conceitos e soluções, o Secure DevOps ou SecDevOps, proporciona a entrega de uma aplicação mais rápida e com mais qualidade, ao permitir que se teste o app ou aplicação no momento em que se escreve o código.
Mas o teste não é somente o de desempenho. É também de segurança do código, de uma pequena parte dele, de um microsserviço ou o código todo, uma ação fundamental para identificar possíveis problemas de qualidade, desempenho ou segurança que por vezes são lembrados apenas no final da cadeia de desenvolvimento.
Ou, pior ainda, somente após uma brecha ou um ataque, o que pode causar grandes perdas para o seu proprietário. Além disso cada vez mais se vê a adoção de nuvens privadas ou públicas para a tecnologia de informação (TI) responder mais rápido às demandas do negócio e crescimento dos usuários.
E os datacenters, agora, incorporam a infraestrutura de rede por meio do Software Defined Networking (SDN), para também dar mais agilidade e dinamismo para a infraestrutura que suportam as aplicações.
Outro ponto é que a metodologia de trabalho Secure DevOps aumenta significativamente a qualidade e o desempenho de uma aplicação.
Um bom exemplo é o de um site de e-commerce de um dos maiores varejistas do Brasil.
Por meio da disciplina de testes de desempenho on demand, foram detectadas possibilidades de melhorias no código e, após fazer ajustes na aplicação, com a mesma infraestrutura, foi possível executar sete vezes mais transações de negócio.
Em outro caso, de uma operadora de celular, a redução de horas para criar a massa de usuários para testar novas melhorias do sistema de Customer Relationship Management (CRM) caiu de 1.500 horas para apenas duas horas.
Ambos casos de ganhos expressivos que aumentam a qualidade e agilidade em entregar inovação para clientes.

App cinco estrelas

A moderna fábrica de software proporciona um diferencial significativo para toda a corporação.
Dá mais capacidades e condições do time de desenvolvimento entregar um app cinco estrelas, une forças com o time de operações, segurança e negócio, e impulsiona a inovação e a criatividade, com a velocidade necessária do mundo digital, transformando a experiência do seu usuário em melhorias tangíveis para o negócio real.

  • João Fábio Valentin é vice-presidente de DevOps para a América Latina da CA Technologies

Compartilhe
Publicação Anterior

Daniel Mirabile, da NEC, fala sobre o varejo do futuro

Próxima Publicação

Jamie Dimon, do JPMorgan, não para de criticar o bitcoin

Veja também

Atendimento humanizado é o caminho para o futuro / Unsplash

Atendimento humanizado ganha relevância nos meios digitais

Compartilhe

CompartilheA pandemia de covid-19 gerou um cenário de incertezas econômicas, que tem colocado em dúvida a qualidade de entrega na cadeia de valor das empresas. Por conta disso, seguir com rápidas adaptações nos negócios, que contemplem inovações e […]


Compartilhe
Compradores e suas equipes fazem estimativas genéricas sobre riscos cibernéticos / Arden/Creative Commons

Como riscos cibernéticos podem afetar fusões e aquisições

Compartilhe

CompartilheDiariamente acontecem, nos mais diversos segmentos de mercado e países, muitas fusões e aquisições de empresas. Também ocorrem processos públicos de concessões de ativos governamentais, em que a gestão fica sob responsabilidade da iniciativa privada, […]


Compartilhe