Por que o setor de infraestrutura precisa de mais software

Aplicação de mais software à infraestrutura pode reduzir custos e criar empregos / Ariel Gracelli/Creative Commons
Compartilhe

Aplicação de mais software à infraestrutura pode reduzir custos e criar empregos / Ariel Gracelli/Creative Commons
Aplicação de mais software à infraestrutura pode reduzir custos e criar empregos / Ariel Gracelli/Creative Commons

Trânsito parado, voo atrasado, vazamento de água e falta de luz. Em maior ou menor escala, esses percalços fazem parte do cotidiano de todos e são sinais de que nossa infraestrutura precisa de uma atualização.
Vivemos na era da internet banda larga, da nuvem e do big data, mas nossa infraestrutura não é muito diferente do que era quando a televisão era em preto e branco.
Nossa infraestrutura anacrônica afeta nossa segurança, além de ser um gargalo para o crescimento do país.
Conforme nossos projetos vão ficando maiores e mais complexos, cresce a necessidade de diminuir prazos e custos, mantendo a qualidade e a segurança.
É exatamente o uso da tecnologia, mais especificamente, do software, que pode ajudar a transpor esses desafios estruturais.
Existem ferramentas de software que projetam de forma mais inteligente, constroem com mais agilidade e ajudam a gerenciar fluxos com mais precisão. Os softwares expandem o potencial da nossa infraestrutura.

Redução de custos

Nuvem: Pitanga, da BSA / Divulgação
Pitanga, da BSA / Divulgação

Não é só a nossa infraestrutura que é atrasada, mas também a maneira de planejá-la, desenhá-la e construí-la é ultrapassada.
Ainda usamos ferramentas e técnicas criadas numa época em que tínhamos menos habitantes, pressa e demanda.
Um estudo recente da Software.org, organização de pesquisa internacional, independente e apartidária, indica que o uso de softwares Building Information Modeling (BIM) pode reduzir os custos de construções em 33%.
Softwares de navegação de última geração reduzem o atraso se voos em 35%. Já o fluxo de veículos melhora entre 5% e 25% com softwares de tráfego adaptáveis.
Enquanto isso, o número de acidentes cai em 90% o uso de softwares em veículos autônomos.

Criação de empregos

Isso quer dizer que o gargalo da nossa infraestrutura representa não apenas um enorme potencial de melhora na qualidade de nossas estradas, pontes e aeroportos, mas também é uma enorme oportunidade de criar milhões de empregos, impulsionando a economia.
Por isso, qualquer plano de expansão de infraestrutura deve incluir, obrigatoriamente, investimentos em tecnologia. Eles são pré-requisitos para as infinitas possibilidades geradas pelos softwares.

  • Antonio Eduardo Mendes da Silva (Pitanga) é country manager da BSA para o Brasil

Compartilhe
Publicação Anterior

Banco Inter quer ser o primeiro banco brasileiro 100% na nuvem

Próxima Publicação

BMG UpTech seleciona startups para aceleração

Veja também

A partir da certificação digital, é possível implantar uma nova cultura empresarial / Renato Cruz/inova.jor

Certificação digital entra em sua segunda fase

Compartilhe

CompartilheO segmento da certificação digital, que numa primeira onda ficou atrelado ao cumprimento de obrigações com o governo, se prepara agora para uma nova fase, de grande expansão. Vivemos num mundo movido pela novidade das […]


Compartilhe