Como as fintechs ampliam o acesso ao crédito no Brasil

Brasileiros têm concentrado comunicação em aplicativos como o WhatsApp
Compartilhe

As fintechs estimulam competição no mercado brasileiro de crédito
As fintechs estimulam competição no mercado brasileiro de crédito / Edu Alpendre/Creative Commons

As fintechs, empresas que criam soluções tecnológicas e inovadoras para o mercado de serviços financeiros, têm transformado a economia e o modo como as pessoas se relacionam com suas finanças no mundo e no Brasil.
No mercado de crédito, essas empresas, inclusive, têm contribuído significativamente para aumentar o acesso e reduzir o custo das operações para a população.
O último Relatório de Estabilidade Financeira do Banco Central, divulgado em abril, mostra que os quatro maiores bancos do país concentram 79% do mercado de crédito brasileiro.
Ainda segundo o BC, o saldo das operações de crédito do sistema financeiro atingiu R$3,072 bilhões em abril.
Ainda há um espaço significativo para crescimento nesse mercado, que pode e será explorado pelas fintechs.
Muitas pessoas ainda desconhecem os serviços oferecidos pelas empresas com esse perfil e optam pelos tradicionais bancos quando precisam de empréstimo.
Mas as plataformas online muitas vezes oferecem crédito mais rápido, em maiores volumes, com prazos mais longos e custos mais baixos do que as alternativas convencionais.
Ainda marcado por burocracia, ineficiência e altas taxas de juros, o cenário brasileiro anseia por inovações que garantam ao tomador de empréstimo uma experiência mais prática, barata, conveniente e segura.
É nesse contexto que as fintechs surgem para facilitar a comparação, o acesso e conscientizar o consumidor sobre a correta utilização do crédito.

Transformação da Experiência

Sandro Reiss, da Geru / Divulgação
Sandro Reiss, da Geru / Divulgação

Por intermédio de fintechs como a Geru, a experiência de tomar crédito no Brasil tem se transformado.
Hoje, por meio das plataformas de empréstimo, um cliente sabe se tem crédito disponível, em que montante e em quais condições imediatamente após a conclusão de seu cadastro.
Sem incorrer em qualquer tipo de custo, o cliente pode comparar a oferta de diferentes plataformas e instituições bancárias, o que ajuda a população a reconhecer seu papel de consumidor, com direitos, mas também responsável por seu score de crédito.
Esse empowerment do consumidor ajuda a desmistificar o empréstimo e aumenta a probabilidade de o crédito ser tomado dentro de um planejamento financeiro adequado.
A ideia é que, por meio de empresas com atuação disruptiva, o consumidor entenda que a experiência de tomar crédito pode ser prática, personalizada, conveniente, mais barata e também marcada pela transparência.
A presença de diversas plataformas online, tanto de fintechs como dos próprios bancos, também facilita a pesquisa e comparação rápida entre as alternativas de crédito disponíveis.
A desburocratização dos processos de contratação de serviços, tema frequente em fóruns e painéis sobre fintechs, tem sido primordial para facilitar o acesso ao crédito no Brasil.
Nesse novo cenário, as plataformas online garantem ao consumidor a possibilidade de enviar e assinar documentos via web, permitindo que o tomador receba o dinheiro em sua conta em poucos dias.

Avaliação personalizada

Outro fator de extrema importância para o consumidor é a personalização da avaliação de crédito e das taxas de juros oferecidas.
Com base em algoritmos que levam em conta dados fornecidos pelo tomador, bem como uma ampla gama de consultas a fontes convencionais e não convencionais de dados, algumas fintechs como a Geru conseguem estabelecer notas de crédito e diferentes taxas de juros para cada perfil de pagador.
Essa avaliação permite que pessoas com um bom histórico tenham acesso a taxas mais vantajosas do que as oferecidas nos bancos.
Quanto às taxas praticadas nas fintechs de crédito e às aplicadas nos bancos, podemos traçar uma rápida comparação.
Na Geru, as taxas de empréstimo pessoal vão de 2% a 5% ao mês, com média de 3,5%. Já a taxa de juros média para empréstimo pessoal em banco é de 7,15% ao mês, segundo o BC.
Modalidades de dívida de cartão de crédito e cheque especial possuem taxas médias de 12,15% e 12,89% ao mês respectivamente.

Finanças Pessoais

As fintechs de crédito também permitem o refinanciamento de dividas, situação na qual o cliente quita dívidas caras e/ou com prazos curtos e as substitui por uma divida mais barata e/ou de prazos mais longos.
Há também fintechs focadas na renegociação de dívidas vencidas, nas quais os devedores podem renegociar suas dívidas com os credores.
Outras fintechs ainda estão focadas em conteúdos e ferramentas para que as pessoas aprimorem seu planejamento e gestão financeira.
Assim, elas têm auxiliado a população a lidar de forma mais consciente com assuntos antes considerados complexos, como capacidade de pagamento, endividamento, scores de crédito, taxa de juros e empréstimos.
Todas essas iniciativas impulsionadas pelas fintechs colocam instrumentos mais poderosos e precisos nas mãos dos usuários e estimulam a competição no mercado.
Para o consumidor, isso significa mais oferta e a melhoria contínua dos serviços oferecidos, o que reflete na redução das taxas atualmente praticadas no mercado e em uma experiência de consumo de crédito mais gratificante.

  • Sandro Reiss é fundador e presidente da Geru

Compartilhe
Publicação Anterior

Vendas de TV 4K devem ultrapassar 1 milhão no Brasil

Próxima Publicação

Investimento por crowdfunding é regulamentado pela CVM

Veja também

A OLX vai selecionar startups que tenham sinergia com suas operações / Renato Mangolin/Divulgação

OLX anuncia programa de apoio a startups

Compartilhe

CompartilheO site de compra e venda OLX resolveu se aproximar de startups e criou o programa OLX Start, para oferecer mentoria a empresas iniciantes. A companhia vai selecionar startups que tenham sinergia com seus negócios e oferecer […]


Compartilhe
O investimento anjo cresceu durante a pandemia / Unsplash

Investimento anjo avança em tempos de pandemia

Compartilhe

CompartilhePassamos pelo ano de 2020 com desafios nunca imaginados ou previstos. Nenhum relatório de tendências teria imaginado, em dezembro de 2019, que o aparecimento do vírus SARS-CoV-2 na China impactaria toda a economia, sociedade, trabalho […]


Compartilhe

Setor de tecnologia precisa de mais mulheres

Compartilhe

CompartilheAs mulheres ainda são minoria no mercado de tecnologia do mundo inteiro. Elas ocupam apenas 24% dos postos de trabalho em empresas de tecnologia de todo o mundo, segundo dados da CompTIA, associação do setor […]


Compartilhe