Para enfrentar tempos de retração na economia, pequenas e médias empresas buscam alternativas no marketing digital.
Hoje (5/7), mais de 1,2 mil pessoas participaram do evento RD on the Road, em São Paulo. Promovido pela Resultados Digitais, o encontro teve como objetivo divulgar tendências nessa área.
Segundo a pesquisa 2016 Brazil Small & Medium Business: ICT & Cloud Services Tracker Overview, realizada pela AMI Partners para a Intel Brasil, 59% das pequenas empresas brasileiras já utilizam aplicações para a gestão de redes sociais e marketing digital.
Entre as empresas de porte médio, o número chega a 71%.
A demanda por ações digitais nas pequenas e médias empresas cresce ano a ano. A pesquisa Content Trends 2017, da Rock Content, apontou que 71% das empresas adotam a estratégia de marketing de conteúdo.
Entre as que não utilizam, 68,9% admitem que pretendem adotar a prática.
O estudo também indicou quem passou a adotar o marketing de conteúdo consegui atrair 2,2 vezes mais visitas ao site e 3,2 vezes mais clientes em potencial.
Dicas da comunidade
Durante o evento, é muito comum a plateia interromper um palestrante com palmas e gritos a cada apresentação de resultado obtido.
Todos participam de uma comunidade engajada em compartilhar números e conquistas.
Os participantes apresentaram quais são as principais bases para um plano de marketing digital eficiente:
- Planejamento estratégico: a fase mais importante do trabalho de marketing digital atual é entender as personas, público interessado no produto ou serviço da sua empresa e mapear a jornada do consumidor desde o momento que ele conhece a empresa até o pós-venda.
- Conteúdo: é preciso produzir conteúdo de qualidade para pessoas certas. Fazer um trabalho de investigação e apresentação de soluções, além de promover um ciclo de conteúdo educacional sobre o seu negócio.
- Personalização: conhecer bem cada pessoa que interage com a marca é essencial. Quando é possível identificar o tipo de informação que o seu cliente deseja, é necessário personalizar publicações para manter o relacionamento.
- Ser multicanal: entender quais canais e como eles podem ser aproveitados pela marca. É necessário mapear como público utiliza, site, e-mail, redes sociais e sites de pesquisa como o Google.
- Métricas: definir métricas e possuir ferramentas adequadas para acompanhar o retorno de cada ação é o principal ponto para entender se uma estratégia é eficiente.
Aplicando a própria metodologia
A Resultados Digitais cresceu por meio da metodologia difundida durante o evento. A empresa fechou 2016 com crescimento de 300% em relação ao ano anterior.
Seu produto principal é o software RD Station, que reúne soluções de automação de marketing para geração de leads, e-mail, gestão de contatos e oportunidades, mídias sociais e otimização de sites, além de inteligência de negócios e análise de dados.
André Siqueira, diretor de marketing da Resultados Digitais, divulgou casos de sucesso de uso da ferramenta.
A Impacta, maior centro de treinamento e certificações da América Latina, com mais de 1,5 milhão de alunos, é um deles.
Por meio do marketing digital, conseguiu um crescimento de 70% de contatos a serem abordados pela equipe comercial e 80% deles acabaram se tornando alunos.
A Endeavor, organização de apoio ao empreendedorismo, também adotou a estratégia.
O portal da entidade saiu de 400 mil visitantes únicos para 6,5 milhões. De nenhum cliente em potencial, a organização passou para uma base de mais de 800 mil, sendo 400 mil empreendedores.
No final do ano passado, a Resultados Digitais recebeu aporte de mais de R$ 60 milhões, liderado pela TPG Growth. Com isso, a expectativa é aumentar, em 2017, o faturamento em 225%.