Em parceria com Inatel, Omnilink aposta em internet das coisas

A Omnilink tem vários projetos de pesquisa e desenvolvimento com o Inatel / Divulgação
Compartilhe

A Omnilink tem vários projetos de pesquisa e desenvolvimento com o Inatel / Divulgação
A Omnilink tem vários projetos de pesquisa e desenvolvimento com o Inatel / Divulgação

A Omnilink, que desenvolve e comercializa sistemas de gestão de frotas, fechou um acordo com o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), de Santa Rita do Sapucaí (MG), para desenvolver projetos com conectividade SigFox.
A tecnologia SigFox é uma tecnologia de comunicação de longo alcance e baixo consumo de energia. É voltada para aplicações de internet das coisas (IoT, na sigla em inglês), que não exigem grande largura de banda.
Ela compete com tecnologias similares, chamadas de Low Power Wide-Area Networks (LPWANs), como a LoRa.
A ideia é usar a SigFox como uma alternativa de comunicação de dados nos sistemas de monitoramento de veículos e telemetria.
Atualmente, a Omnilink desenvolve um equipamento e um firmware (software embarcado). A tendência, conforme os veículos se tornem mais conectados, é que a operação de software seja reforçada.
“Temos um acordo com a Man e com a Mercedes para trabalhar em veículos conectados”, afirma Michel Levy, presidente da Omnilink.
Antes de ocupar o cargo atual, Levy comandou a subsidiária brasileira da Microsoft e a Saraiva.

Novos mercados

Michel Levy, da Omnilink / Divulgação
Michel Levy, da Omnilink / Divulgação

A partir de sua experiência em sistemas para monitoramento de veículos, a empresa quer expandir sua atuação para outros mercados relacionados a IoT.
“Vamos criar sistemas para monitorar outros tipos de ativos”, afirma o executivo. “Também teremos big data. IoT sem big data não faz sentido.”
No ano passado, o Inatel criou o Smart Campus, para estudar soluções de cidades inteligentes. O projeto com a Omnilink faz parte do Smart Campus.
A empresa tem outros projetos de pesquisa e desenvolvimento com o instituto. Segundo Levy, o investimento está acima do exigido pela Lei de Informática.
Com fábrica em Santa Rita do Sapucaí, a Omnilink é uma marca da Zatix, empresa do Pátria Investimentos e do Grupo Graber.


Compartilhe
Publicação Anterior

ONG oferece curso de programação para mulheres

Próxima Publicação

Por que o futuro da energia é eólico e solar

Veja também

Mercado brasileiro de TI cresce mais que o esperado

Compartilhe

CompartilheEm 2018, o mercado de tecnologia da informação (TI) brasileiro apresentou melhoria em todos os seus segmentos. Os investimentos chegaram a um total de US$ 47,7 bilhões. A informação foi revelada pelo estudo Mercado Brasileiro […]


Compartilhe
No Rio, a região portuária recebeu uma série de novos serviços digitais / Renato Cruz/inova.jor

Por que nossas cidades precisam ser mais inteligentes

Compartilhe

CompartilheEntre os principais desafios das grandes cidades do mundo está a mobilidade urbana. Seja pela dificuldade cada vez maior para se deslocar, pela quantidade crescente de automóveis ou pela escassez de locais para estacionar os […]


Compartilhe
Beatriz de Faria Leão, do Hospital Sírio-Libanês, fala sobre a aplicação de TICs à área de saúde no Brasil

‘O 5G vem para revolucionar a saúde’

Compartilhe

Compartilhe A quinta geração das comunicações móveis (5G) deve revolucionar a área de saúde, segundo Beatriz de Faria Leão, coordenadora do curso de especialização em informática em saúde do Hospital Sírio-Libanês. “Toda essa área de […]


Compartilhe