Criada no Recife, Ustore traça planos de expansão internacional

A Ustore desenvolve tecnologia de nuvem no Porto Digital, no Recife / Divulgação
Compartilhe

A Ustore desenvolve tecnologia de nuvem no Porto Digital, no Recife / Divulgação
A Ustore desenvolve tecnologia de computação em nuvem no Porto Digital, no Recife / Divulgação

Nelson Campelo construiu uma carreira de sucesso em multinacionais de tecnologia da informação, tendo ocupado a presidência da subsidiária brasileira da Avaya.
Há sete semestres, comanda a Ustore, uma startup de soluções de computação em nuvem criada no Recife. Além de liderar a operação, Campelo se tornou investidor da empresa.
“Depois da Avaya, decidi que queria fazer alguma coisa diferente”, afirma o executivo. Ele também trouxe Fabiana Falcone, que havia sido gerente sênior de contas da multinacional, para comandar a área comercial da Ustore.
Antes da chegada de Campelo, quase a totalidade das pessoas que trabalhavam na Ustore eram pesquisadores vindos da universidade.
“Desenhei uma estratégia de abordagem do mercado, para transformar tecnologia em portfólio”, afirma Campelo.

Desafios do empreendedorismo

Nelson Campelo, da Ustore / Divulgação
Nelson Campelo, da Ustore / Divulgação

Em mercados mais maduros, como os Estados Unidos, é comum que executivos experientes assumam o comando de startups. Por aqui, ganha espaço a tendência de unir experiência de mercado a tecnologias emergentes.
A Ustore vem sendo financiada com recursos próprios. Desde a chegada de Campelo, foram investidos cerca de R$ 10 milhões e somente em outubro a empresa começou a faturar mais do que gasta.
“As dificuldades para empreender no Brasil são surpreendentes”, diz o presidente da startup. “Existe uma restrição ao crédito muito grande, mesmo nos órgãos de fomento.”
Atualmente, a Ustore procura novos investidores para continuar sua expansão.

Tecnologia nacional

Campelo destaca a importância de se desenvolver tecnologia no Brasil. “Somos praticamente colonizados do ponto de vista da tecnologia”, afirma o executivo. “Pagamos muito caro por tecnologia que poderia ser mais acessível.”
Um dos fatores decisivos para Campelo decidir investir e comandar a startup foi o fato de a Ustore desenvolver no Nordeste brasileiro um produto tecnológico capaz de competir no mercado mundial.
Recentemente, a Ustore fechou um acordo com a Angola Cables, que constrói um data center em Fortaleza e um cabo submarino para conectar a América do Sul à África.
Em parceria com a operadora angolana, a Ustore vai oferecer serviços de nuvem como armazenamento, processamento e distribuição de dados e plataforma de colaboração e virtualização.
O acordo com a Angola Cables é somente o primeiro passo na estratégia de internacionalização. “Temos planos de expansão internacional para o ano que vem, principalmente para países em desenvolvimento”, diz o executivo.
A Ustore desenvolveu um software para gerenciamento de equipamentos de armazenamento de dados e outros recursos computacionais e o oferece como serviço, o que reduz o custo de aplicações de nuvem.
“Conseguimos diminuir o custo em pelo menos 30%, inclusive para quem já usa nuvem pública”, afirma Campelo.
A startup tem pouco mais de 40 funcionários, sendo que 80% deles estão no Porto Digital, no Recife, e o restante em São Paulo.


Compartilhe
Publicação Anterior

Siemens procura desenvolvedores de aplicativos para a indústria

Próxima Publicação

Olimpíada Brasileira de Robótica está com inscrições abertas

Veja também

Fiemg busca startups para programa de aceleração

Compartilhe

CompartilheEstão abertas as inscrições para a segunda rodada do Fiemg Lab 4.0, programa de aceleração e inovação aberta com startups da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais. Os interessados, que não precisam ter […]


Compartilhe
Projeto do Instituto TIM, AWC estimula universitários a empreender / Divulgação

‘Falta apoio ao empreendedorismo nas universidades’

Compartilhe

CompartilheA cultura do empreendedorismo, tão difundida em países como Estados Unidos, ainda é pouco difundida nas universidades brasileiras, o que limita o interesse dos estudantes. Especialista no assunto, Diogo Dutra é coordenador de conteúdo do […]


Compartilhe