O plano de comunicação da startup é tão importante quanto o plano de negócios

O mercado de aceleradoras é considerado consolidado e primordial para as startups brasileiras /Steven Zwerink/ Flickr / Creative Commons
Compartilhe

A estratégia de comunicação deve acompanhar a realidade de cada startup /Steven Zwerink/Creative Commons
A estratégia de comunicação deve acompanhar a realidade de cada startup /Steven Zwerink/Creative Commons

Não é de hoje que os ventos deixaram de soprar favoráveis à economia brasileira. Ainda assim, dados revelam a boa fase das startups – novos negócios, geralmente da área de tecnologia – no País.
De acordo com a Associação Brasileira de Startups (ABS), atualmente há 4,2 mil empresas em desenvolvimento no Brasil. Ainda não há dados compilados do crescimento em 2016, mas o índice foi de 30% no ano anterior.
O estudo Global Startup Ecosystem Ranking 2015, o mais recente realizado pela empresa Compass, apontou São Paulo como a 12ª cidade mais favorável para a criação de novos empreendimentos – a melhor da América Latina.
A explicação pode estar ligada ao DNA dos seus modelos de negócios: enxutos, colaborativos e altamente tecnológicos.

Crescimento

Monica Lourenci, da Zeno / Divulgação
Monica Lourenci, da Zeno / Divulgação

Apesar do cenário positivo, sabemos que nem todas as startups decolam e mais: as que se concretizam nem sempre compartilham a mesma sorte.
Há novatos que quebram nos primeiros meses, outros que apresentam uma curva de crescimento mais previsível e os que fazem sucesso da noite para o dia.
Seja qual for a realidade da empresa, há duas questões determinantes:

  1. o plano de comunicação de uma startup é tão importante quanto seu plano de negócios e
  2. a estratégia de comunicação deve acompanhar a realidade dos empreendimentos.

Assim como existem startups com diferentes realidades, há diversas formas de comunicar produtos e serviços a cada stakeholder em múltiplos canais – e isso vai depender do momento desses negócios, do contexto econômico em que eles estão inseridos, do perfil da startup, de seus públicos e objetivos.
São, portanto, muitas questões a serem equalizadas. Empreendimentos pequenos, ainda sem investidores de porte, demandam uma comunicação tão focada quanto certeira.
É um trabalho de formiguinha: consistente, coerente e permanente. Já as startups que vingam, que de uma hora para outra se encontram no centro das atenções, também demandam ações objetivas como as anteriores, é claro, porém mais rápidas e agressivas.
Uma empresa desse tipo precisa, além de se comunicar com o seu público, estar alinhada às necessidades do mercado, respondendo perguntas e se posicionando positivamente frente a questões atuais, desafios e crises.

Comunicação contemporânea

Ao chegar no Brasil, o Uber, por exemplo, teve de conquistar clientes e, ao mesmo tempo, lidar com as questões legais que ameaçavam inviabilizar seu negócio no País.
Hoje, globalmente, os desafios da marca são outros – o presidente da empresa, Jeff Jones, renunciou sete meses após assumir o posto, reacendendo o debate para questões que vêm comprometendo a imagem da companhia.
Algo parecido aconteceu com a Loggi: expandia com sucesso até que precisou lidar com um protesto de seus colaboradores, que reclamavam de condições de trabalho.
Comunicação envolve reputação, confiança e transparência. E só uma comunicação integrada com estratégia bem elaborada e executada, alinhada aos desafios de negócio do cliente e à essência da marca, dá conta do recado na tarefa de construir uma marca, gerar engajamento e concorrer com os grandes.
Uma comunicação contemporânea deve considerar pesquisa, branding, digital, criação e ativação, e pode ser uma das principais responsáveis pelo crescimento da base de usuários e clientes de uma empresa, além de atrair talentos, oportunidades e capital.


Compartilhe
Publicação Anterior

Samsung traz ao Brasil assistente pessoal que só se comunica em inglês

Próxima Publicação

Acer aposta no mercado bilionário de games da América Latina

Veja também

O Banco Original criou APIs para integrar seus serviços a outros dispositivos / Divulgação

Como as APIs integram as empresas ao mundo digital

Compartilhe

CompartilheAs interfaces de programação de aplicações (APIs, na sigla em inglês) são ferramentas tecnológicas que ajudam as empresas a se integrar ao mundo digital. Elas transformam um serviço ou software numa plataforma aberta a desenvolvedores, […]


Compartilhe

Green Talents busca jovens talentos de pesquisa ambiental

Compartilhe

CompartilheA 11ª edição do concurso Green Talents está com inscrições abertas. O prêmio, promovido pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha, tem como objetivo o intercâmbio internacional de projetos de pesquisa inovadores nas […]


Compartilhe