Por que a TV analógica vai ser desligada amanhã em São Paulo

O aparelho de tubo não precisa ir para o lixo: ele pode ser usado com um conversor e uma antena UHF / Roberto Tietzmann/Creative Commons
Compartilhe

TV analógica: O aparelho de tubo não precisa ir para o lixo: ele pode ser usado com um conversor e uma antena UHF / Roberto Tietzmann/Creative Commons
O aparelho de tubo pode continuar a ser usado com um conversor e uma antena UHF / Roberto Tietzmann/Creative Commons

O desligamento da TV analógica está marcado para amanhã (29/3) em São Paulo. Hoje, o Grupo de Implantação da TV Digital (Gired) decidiu que a cidade tem condições para ter somente o sinal digital.
Segundo o Ibope, 92% das residências da região metropolitana de São Paulo estão prontas para ver a TV digital.
A pesquisa foi encerrada na sexta-feira passada. Naquela data, 95% dos lares tinham recepção de TV digital aberta, por parabólicas ou por TV paga.
Até amanhã, devem ser distribuídos 1,2 milhão de kits gratuitos com conversores e antenas UHF, para recepção do sinal digital em aparelhos analógicos.
Esses kits são oferecidos para famílias inscritas em programas sociais do governo federal. Dos que recebem Bolsa Família, 91% estão preparados para a TV digital. Entre os participantes de outros programas, o percentual cai para 89%.

Importância

A TV digital estreou no Brasil em São Paulo, há quase 10 anos, em dezembro de 2007. A TV analógica chegou ao País também por São Paulo, em 1950, com a TV Tupi.
A televisão ainda é o meio de comunicação mais importante do País. Ela está presente em 97% das residências brasileiras, segundo o IBGE.
Apesar de todo o crescimento da internet, o acesso ainda é limitado a cerca de 60% da população.
E a televisão consumida no Brasil é a TV aberta. Depois de ter atingido um pico de 19,5 milhões de assinantes em 2014, a televisão por assinatura tem perdido clientes, chegando a 18,6 milhões no mês passado.
Os canais de TV analógica serão usados pelas operadoras para prestar o serviço de comunicação móvel de quarta geração (4G).
O desligamento inclui a capital de São Paulo e outros 38 municípios. Ele afeta somente a TV aberta.
A faixa de frequência de 700 MHz, em que está o sinal analógico, permite raios de cobertura maiores do que a faixa atual (2,5 GHz) e melhor recepção dentro de edifícios.
O sinal analógico já foi desligado em Brasília e Rio Verde (GO).

Reciclagem

Quem ainda tem TV de tubo e quer se desfazer dele pode recorrer à Coopermiti, cooperativa de lixo eletrônico.
Se não forem descartados corretamente, os aparelhos podem liberar no ambiente substâncias tóxicas como mercúrio, cádmio e cromo.
A cooperativa cobra entre R$ 5 e R$ 10 para receber cada televisor.


Compartilhe
Publicação Anterior

Accenture inaugura centro de inteligência analítica no Rio

Próxima Publicação

Como a análise de dados em tempo real impulsiona a inovação

Veja também

Maximiliano Martinhão (MCTIC), Frederico Neves (NIC.br) e o ministro Gilberto Kassab / Renato Cruz/inova.jor

De onde vem o conteúdo que você acessa pela internet

Compartilhe

CompartilheNos primeiros anos de operação da internet comercial no Brasil, a porta de entrada dos provedores de acesso para a rede costumava ser uma conexão aos Estados Unidos. Com isso, se você mandasse um email para alguém do […]


Compartilhe