Computação em nuvem acelera processo de transformação digital no Brasil

As soluções de computação em nuvem cresceram rapidamente na América Latina / Damien Pollet/Creative Commons
Compartilhe

Transformação digital: As soluções de computação em nuvem cresceram rapidamente na América Latina / Damien Pollet/Creative Commons
As soluções de computação em nuvem cresceram rapidamente na América Latina / Damien Pollet/Creative Commons

O aspecto cultural ajudou o Brasil a acelerar a adoção de meios digitais, também conhecida como transformação digital.
Matthew Gharegozlou, vice-presidente de vendas nas Américas para a Progress, acredita que o País está em pé de igualdade com os grandes polos internacionais.
Isso porque a necessidade de aumentar produtividade e gastar menos recursos obrigou empresas de todos os portes a buscar soluções de tecnologia.
“De uma forma surpreendentemente rápida, a computação em nuvem se tornou o ambiente natural na América Latina”, diz Gharegozlou. “Quase todos os analistas previam que a nuvem teria adesão mais rápida das grandes corporações, mas o que ocorreu na região foi o oposto.”
O executivo se refere a pequenas e médias empresas que viram na computação em nuvem uma forma de rápida e segura de aumentar capacidade com pouquíssimo investimento em infraestrutura.

Terceirização

A terceirização de serviços de tecnologia estratégicos também tem ajudado as empresas a se tornarem cada vez mais digitais.
“É preciso avaliar as condições de cada empresa e estudar o cenário de negócio em que ela está inserida para desenvolver o roteiro da transformação digital. Seja como for, há consenso de que a transformação digital é urgente e as empresas têm pouco tempo para introduzi-la em seus projetos.”
A internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) deve se tornar realidade mundialmente a partir de 2020, mas já é tema recorrente para empresas que não querem ficar para trás.
Outra tecnologia que começa a atrair a atenção do mercado brasileiro é a inteligência artificial.
“Acreditamos nos bots, essa nova manifestação da robótica que começa a revolucionar o atendimento ao público e irá crescer aqui também, assim como na internet das coisas”, completa.


Compartilhe
Publicação Anterior

Brasil é o país que mais valoriza tecnologias de assistência ao motorista

Próxima Publicação

Somente 6% das empresas adotam metodologias ágeis de forma mais ampla

Veja também