Mercado Livre quer automatizar ainda mais o comércio eletrônico

O Mercado Livre lançou um sistema de gestão de vendas gratuito para usuários do site / Renato Cruz/inova.jor
Compartilhe

O Mercado Livre lançou um sistema de gestão de vendas gratuito para usuários do site / Renato Cruz/inova.jor
O Mercado Livre lançou um sistema de gestão de vendas gratuito para usuários do site / Renato Cruz/inova.jor

Desde a sua criação como site de leilão de usados, em 1999, o Mercado Livre mudou bastante. Atualmente, 90% dos itens vendidos são novos.
As vendas de pequenas empresas para consumidores passaram a responder por grande parte das transações. Cerca de 327 mil pessoas na América Latina têm o Mercado Livre como principal fonte de renda, sendo 111 mil no Brasil.
“O Mercado Livre passou a ser o maior celeiro de empreendedorismo digital no Brasil”, afirma Helisson Lemos, diretor geral do Mercado Livre no Brasil.
Com o tempo, a empresa foi lançando novos serviços, como o Mercado Pago, de meios de pagamentos, e o Mercado Envios, de entregas.
Além de serem novas fontes de receita, essas divisões retiraram obstáculos ao objetivo de gerar negócios entre vendedores e compradores inscritos no site.

Gestão de vendas

Na semana passada, foi lançado o Mercado Backoffice, um sistema gratuito de gestão de vendas para pequenas empresas que vendem seus produtos no site.
O serviço foi resultado da compra da KPL, que desenvolve software de gestão para comércio eletrônico.
“Com o Mercado Backoffice, o tempo estimado gasto com gestão de vendas num mês cai de dez dias para um”, afirma Renato Pereira, diretor do Mercado Backoffice no Brasil.
Além dos benefícios aos vendedores, existem vantagens para o próprio Mercado Livre. Mesmo um serviço gratuito, como o Backoffice, aumenta a capacidade de os usuários fazerem mais negócios.
Para grandes empresas, a KPL mantém um sistema pago, chamado KPL Enterprise.

Gestão de estoque

O próximo passo, segundo Helisson Lemos, é oferecer serviços de gestão de estoque para os vendedores do Mercado Livre.
A empresa planeja oferecer duas opções:

  • fulfillment, em que os produtos vão do fornecedor do lojista para um centro de distribuição do Mercado Livre, que se encarrega de enviá-los aos consumidores; e
  • crossdocking, em que os produtos vão do fornecedor do lojista direto para os consumidores, sem passar por um centro de distribuição.

“Já começamos as primeiras operações de automação de estoque”, afirma Lemos. O serviço, no entanto, ainda não está disponível para todos os vendedores do Mercado Livre.
Fora do Brasil, a Amazon oferece a seus clientes os serviços de gestão de estoque, além de meios de pagamentos e entregas.
 


Compartilhe
Publicação Anterior

Como o uso de aplicativos afeta o cérebro

Próxima Publicação

Florianópolis ganha dois postos para abastecer veículos elétricos

Veja também

Alexa: A Amazon doará R$100 mil em nome dos vencedores para ONGs selecionadas / Unsplash

Prêmio Alexa de Acessibilidade recebe inscrições

Compartilhe

CompartilheEm parceria com a AACD, Fundação Dorina Nowill para Cegos e Instituto Jô Clemente, a Amazon anunciou o Prêmio Alexa de Acessibilidade, para apoiar pessoas com deficiências no uso de tecnologia. Os interessados devem desenvolver […]


Compartilhe