Startups de educação à distância crescem na crise

Baixos custos e pouco tempo de curso atraem estudantes para startups de e-learning / Chris Devers / Creative Commons
Compartilhe

Baixos custos e tempo menor de curso atraem estudantes para startups de educação à distância / Chris Devers/Creative Commons
Baixo custo e duração menor de curso atraem estudantes para a educação à distância / Chris Devers/Creative Commons

O mercado de educação à distância está em ascensão. Com custos mais baixos e aulas interativas, o modelo tem atraído pessoas que querem se especializar, mas que contam com pouco tempo e dinheiro.
As startups voltadas para educação são vistas como promissoras. Surgida em 2011, a Descola quer preencher lacunas pouco exploradas pelas instituições de ensino tradicionais.
“Começamos criando experiências presenciais de temas como gamification, open data e até sobre produção de cerveja artesanal. Depois dos primeiros encontros, percebemos que o mercado tinha um potencial enorme, e então transformamos essas aulas em experiências online”, conta André Tanesi, presidente e cofundador da startup.
Atualmente, mais de 16 mil alunos participam dos 32 cursos oferecidos pela plataforma, que agora tem foco totalmente em inovação.
Entre os cursos oferecidos estão o de design thinking, visual thinking, storytelling, internet das coisas e realidade virtual.
O valor médio de um curso é de R$ 150. Após adquiri-lo, o estudante baixa o curso numa plataforma digital, que pode ser acessada tanto pelo celular quanto pelo tablet ou computador.
“A plataforma é bem simples. Criamos cursos que ficam à disposição dos alunos para serem vistos de qualquer lugar, em qualquer horário, quantas vezes o aluno quiser”, explica Tanesi.
A empresa já recebeu R$200 mil em investimento.

Opção na crise

Outra startup, a WeeGet, oferece serviços tanto para quem quer aprender quanto para quem quer ensinar.
“Desenvolvemos um sistema aberto que se pluga a todo o ecossistema de educação: escola, especialistas, professores e alunos”, diz Cláudio Laniado, presidente da WeeGet. “No nosso site é possível se cadastrar tanto para criar um curso, quanto para ministrar uma aula ou ainda só para aprender.”
A proposta principal da startup, no entanto, é promover cursos profissionalizantes em um período máximo de uma semana.
A plataforma quer atrair as pessoas que precisam de conteúdo especializado de maneira rápida, seja para conseguir um emprego ou para uma promoção.
A plataforma tem atraído interesse do mercado corporativo. “Estamos fazendo algumas adaptações no produto para que também seja usado para treinamento interno”, diz Laniado.

Parcerias

As startups têm chamado a atenção de instituições educacionais que oferecem cursos à distância.
Ao usar as plataformas criadas pelas startups, economizam com a tecnologia e assim, garantem o maior investimento em conteúdo.
Criada em 2009, o Cers já oferece a plataforma para grandes universidades e empresas. “No DNA do Cers estão o mundo do direito e a educação com qualidade”, explica Renato Saraiva fundador da empresa.

Carro autônomo

O mercado brasileiro de educação à distância também tem atraído startups internacionais.
Criada por professores de Stanford, no Vale do Silício, a Udacity oferece cursos para desenvolvedores, voltados para necessidades específicas do mercado.
Recentemente, a empresa lançou o curso de engenheiro de carro autônomo, em parceria com a Mercedes Benz, McLaren, Otto e Nvidia. A primeira turma já conta com estudantes brasileiros.
A Udacity abriu o código de seu simulador de carro autônomo, tornando-o disponível a qualquer desenvolvedor.
Sebastian Thrun, um dos fundadores da Udacity, liderou o projeto de carro autônomo do Google.


Compartilhe
Publicação Anterior

‘Fast Company’ escolhe as três empresas mais inovadoras do Brasil

Próxima Publicação

P&G anuncia centro de pesquisa em São Paulo

Veja também

O que os dados dos clientes da TIM dizem sobre o Rio

Compartilhe

CompartilheRIO A prefeitura do Rio de Janeiro vai receber informações sobre a localização de clientes da TIM Brasil durante os Jogos Olímpicos. A parceria é a primeira de um novo projeto da operadora, que passa a disponibilizar informações de big […]


Compartilhe
Barateiro (e.) e Shibata (c.) falam sobre inovação aberta no inova.jor cast

Philip Morris aposta em inovação aberta

Compartilhe

CompartilheA Philip Morris Brasil aposta em inovação aberta. Entre as iniciativas, está uma parceria com o Onovolab, de São Carlos (SP). Miguel Barateiro, head de Tecnologia da Informação da Philip Morris Brasil, e Yukio Shibata, […]


Compartilhe