O que pode ser feito para tornar a internet segura

No Dia da Internet Segura, instituições e empresas promovem atividades para conscientizar sobre o uso responsável e ético da rede
Compartilhe

No Dia da Internet Segura, instituições e empresas promovem atividades para conscientizar sobre o uso responsável e ético da rede
O Dia da Internet Segura teve atividades para incentivar o uso responsável e ético da rede / Ricardo Matsukawa/Divulgação

Hoje (07/2) é celebrado o Dia da Internet Segura em todo o mundo. Várias instituições e empresas, em mais de 100 países, promovem atividades para conscientizar sobre o uso responsável e ético da rede.
Segundo pesquisa da Microsoft, as pessoas estão aflitas com a segurança e o tom das interações online e preocupadas com o aumento dos riscos no futuro.
Intitulada Índice de Cidadania Digital, a pesquisa examinou atitudes e percepções das pessoas sobre comportamentos e interações online em 14 países.
Ela mediu a exposição dos participantes a 17 riscos online em quatro áreas: comportamental, reputacional, sexual e pessoal.
O estudo revelou que 71% dos brasileiros já foram expostos, no mínimo, a um risco online. Desse total, 67% relataram sofrer alguma consequência depois da exposição ao risco.
Os riscos virtuais que geram maior preocupação nos brasileiros, de acordo com a pesquisa, são:

  • doxxing (coleta e divulgação de informações pessoais para chantagear ou destruir reputações, com 59%);
  • dano à reputação pessoal (54%); e
  • discriminação (53%).

Sessenta e dois por cento dos brasileiros também afirmaram não saber como obter ajuda, caso se deparem com algum risco online.
Como consequência, têm experimentado perda de confiança em outras pessoas online e offline, aumento do estresse e privação do sono.
Para incentivar a cidadania digital e um tratamento mais respeitoso entre as pessoas na internet, a Microsoft também lançou uma campanha virtual.
Denominado Por uma Internet Melhor, o projeto procura disseminar conceitos e comportamentos que ajudam a erradicar o assédio, o bullying e a humilhação na rede.

Crianças e adolescentes

No Brasil, foi realizado hoje um evento de conscientização, resultado de parceria entre Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), SaferNet Brasil e Google Brasil.
Um dos objetivos foi abordar o uso positivo da internet para crianças e adolescentes, com o lançamento de quatro guias educativos e vídeos sobre segurança online produzidos pelo youtuber Luba, da LubaTV.
O guia #Internet com Responsa traz alertas e instruções sobre a responsabilidade das atitudes na rede e possui duas versões, uma dedicada aos pais e educadores e outra exclusiva para adolescentes.
O material documenta casos reais com recortes de notícias, como, por exemplo, o caso de um aluno que foi condenado a indenizar um professor por difamá-lo numa rede social.
O Guia Internet Segura também conta com duas versões.
Uma incentiva crianças de 8 a 12 anos a aprender, de forma divertida, os principais recursos para utilizar a rede com segurança, e outra instrui pais e responsáveis sobre a melhor forma de orientar seus filhos e filhas.
Segundo pesquisa do Google, os pais se preocupam com o perigo de as crianças conhecerem estranhos online e com o fácil acesso a conteúdo impróprio.
A mesma pesquisa nos mostrou que a média de idade das crianças que ganham seu primeiro smartphone é de 9 anos.
Os materiais já estão disponíveis para download. As entidades que desejarem imprimir o material, podem inserir sua marca como “apoio de impressão” e colaborar no compartilhamento do conteúdo.

Como proteger a sua segurança na internet

Cuidados básicos

  • Use senhas fortes e configure opções de recuperação.
  • Sempre bloqueie a tela quando terminar de usar seu computador, laptop ou telefone.
  • Após usar um computador público, certifique-se sempre de sair das contas nas quais você estava logado (redes sociais ou e-mail, por exemplo).
  • Tenha cuidado extra ao usar redes wi-fi que não conhece, pois a conexão pode ser facilmente interceptada.

Ferramentas para auxiliar o uso seguro da internet em família

  • Celulares e tablets: crie perfis restritos para controlar o acesso a determinados tipos de conteúdo.
  • Pesquisa: ative filtros de conteúdo inadequado ou explícito.
  • Navegadores: crie usuários supervisionados para a família.
  • YouTube: ative o modo restrito para filtrar conteúdo adulto.

No Facebook

  • Ative os alertas de login: receba um código para usar com sua senha para completar o processo de login.
  • Defina uma senha complexa: ela deve conter ao menos seis caracteres , com números, letras e pontuações.
  • Saiba como lidar com spam: verifique seu histórico de login para checar se não há acessos suspeitos a sua conta. Execute uma análise das suas publicações e curtidas recentes, e verifique o registro de atividades para excluir o conteúdo indesejado.
  • Phishing: é uma tentativa maliciosa de obterem acesso à sua conta ou gravarem suas informações pessoais ao levarem você a inserir as suas informações de login ou outras informações confidenciais em um site falso. O Facebook nunca pedirá a senha da sua conta ou dados como número do CPF e de cartão de crédito.
  • Escolha quem vê o que você posta: você pode usar a seleção da audiência para definir quem você quer que veja seus posts — somente seus amigos, qualquer um ou pessoas especificamente selecionadas por você.

Compartilhe
Publicação Anterior

Quais são os planos da Netflix para o Brasil

Próxima Publicação

Administrar contratos de vários fornecedores é um desafio

Veja também

Drone apresentado na CES 2015

CES 2016: Para onde vai o mercado de eletrônicos

Compartilhe

CompartilheVivemos tempos interessantes. Os objetos estão cada vez mais conectados, mas ninguém sabe ainda quais serão os vencedores do mercado de “internet das coisas”, que vão substituir os computadores (que enfrentam vários trimestres de queda […]


Compartilhe
Geotecnologias: A Agrotools quer oferecer serviços em nuvem ao pequeno produtor / Secretaria de Agricultura e Abastecimento/Creative Commons

Como as geotecnologias ajudam o agronegócio

Compartilhe

CompartilheQuando estava à frente da Intel Brasil, no ano passado, Fernando Martins anunciou a criação, em parceria com a Jacto, do Centro de Inovação no Agronegócio (CIAg), para aplicar conceitos de big data e internet das […]


Compartilhe