Maioria das empresas do EUA já foi alvo de ransomware

Empresas se sentem menos preparadas para enfrentar ameaças digitais
Compartilhe

Mau uso da tecnologia por colaboradores é apontado como principal causa dos ataques de ransomware
Mau uso da tecnologia por colaboradores é apontado como principal causa dos ataques de ransomware / ep_jhu/Creative Commons

O número de empresas que sofrem com ataques de ransomware tem crescido nos últimos anos, segundo o relatório Estudo de Resposta a Ransomwares, da Trend Micro.
Nesse tipo de ataque, o computador infectado tem seus dados criptografados, e o criminoso digital exige pagamento de um resgate para liberar novamente o acesso a eles.
Dentre as 225 empresas americanas que participaram da pesquisa, 53% já foram vítimas desse tipo de ataque e 22% registraram alguma perda financeira por conta disso.
A maioria dos executivos (60%) acredita que a vulnerabilidade decorre do mau uso da tecnologia por colaboradores, sendo 65% dos casos originados após cliques em links para sites infectados, provavelmente recebidos via e-mail por funcionários desavisados.
O relatório constatou ainda que as empresas recebem, em média, dez ataques de ransomware por mês. Mas boa parte dos entrevistados (42%) não soube dizer com qual frequência sofre ataques.


Compartilhe
Publicação Anterior

Como a tecnologia muda o mercado de entrega de comida

Próxima Publicação

Atenção à governança corporativa deve começar cedo

Veja também

Centro de Sonda deve chegar a 350 colaboradores em 2021 / Divulgação

Sonda inaugura centro de inovação em Joinville

Compartilhe

CompartilheA Sonda, multinacional chilena de tecnologia, inaugura amanhã (14/3) em Joinville (SC) seu primeiro centro de inovação. Trata-se de uma parceria com a Universidade da Região de Joinville (Univille) e o Parque de Inovação Tecnológica […]


Compartilhe