CES 2017: Nvidia aposta em casas e carros inteligentes

Jen-Hsun Huang, presidente da Nvidia, anunciou lançamentos que incorporam inteligência artificial a carros e casas / Renato Cruz/inova.jor
Compartilhe

Jen-Hsun Huang, presidente da Nvidia, anunciou lançamentos que incorporam inteligência artificial a carros e casas / Renato Cruz/inova.jor
Jen-Hsun Huang, da Nvidia, anunciou produtos que incorporam inteligência artificial a carros e casas / Renato Cruz/inova.jor

LAS VEGAS
A Nvidia é uma empresa conhecida por produzir chips de processamento gráfico (GPUs, na sigla em inglês), aplicados principalmente a jogos.
“Estamos no primeiro plano da inteligência artificial”, afirmou ontem (4/1) Jen-Hsun Huang, presidente e cofundador da Nvidia, durante palestra na CES 2017, evento de eletrônicos que acontece esta semana em Las Vegas.
“Amamos videogames, que são o maior ambiente de simulação que existe no mundo e também a maior indústria do entretenimento”, completou Huang, em sua jaqueta de couro.
O executivo disse que as técnicas de aprendizado profundo (deep learning) causaram uma revolução no campo da inteligência artificial.
“Elas permitem que software escreva software”, destacou o presidente da Nvidia. “Permitem que o computador reconheça padrões complexos.”

Casa inteligente

Huang anunciou o lançamento do Nvidia Shield TV, aparelho que roda serviços de vídeo via internet e jogos online na televisão.
Com a plataforma Android TV,  do Google, o Shield incorpora o Google Assistant, permitindo que as pessoas usem comandos de voz para interagir com ele.
Uma aplicação simples é fazer uma busca de seriados na televisão, pedindo para ver o que está disponível. Mas a coisa começa a ficar interessante quando o aparelho é integrado a outros dispositivos da casa.
A Nvidia também lançou o Spot, um pequeno microfone que pode ser colocados em outros cômodos da residência e que se conecta ao Shield por wi-fi, para que as pessoas possam interagir com o assistente de voz de qualquer lugar.
O Shield tem suporte a conteúdos de vídeo no formato 4K HDR (sigla de High Dynamic Range) e pode se conectar a mais de 200 dispositivos por meio da plataforma SmartThings Hub.
“Nossa casa vai se tornar uma inteligência artificial”, afirmou Huang. “Mark Zuckerberg construiu um Jarvis para a casa dele, e nós decidimos contruí-lo para todas as casas.”
Jarvis é o assistente de voz do Homem de Ferro. Zuckerberg, presidente e cofundador do Facebook, programou para a sua própria casa um sistema de automação baseado nele.
Ainda não há previsão de lançamento do Shield e do Spot no Brasil. Nos Estados Unidos, começam a ser vendidos ainda neste mês, aos preços de US$ 200 e US$ 50, respectivamente.

Carro autônomo

A Nvidia anunciou um acordo com a Audi para lançar comercialmente um carro autônomo de nível 4 em 2020. Scott Keogh, presidente da Audi nos Estados Unidos, participou da apresentação de Huang na CES.
Nível 4 significa que o carro não precisa de condutor na maioria das situações, exceto, por exemplo, sob condições climáticas severas.
O presidente da Nvidia também divulgou acordos com fabricantes de autopeças, como Bosch e ZF, que vão usar sua plataforma de inteligência artificial automotiva.
“Com aprendizado profundo, um computador pode perceber o mundo, no lugar de somente senti-lo”, explicou Huang. “Ele pode combinar as informações dos diversos sensores para formar uma imagem mental do mundo.”
Além disso, a tecnologia permite que o computador de bordo aprenda a dirigir observando o comportamento de motoristas humanos.
Keogh, da Audi, disse que os carros autônomos vão criar um ambiente muito mais seguro. “Isso é importante para os meus filhos, que em breve chegarão à idade de aprender a dirigir”, completou o executivo.
“Vamos fazer com que nossos filhos não tenham de aprender a dirigir nunca mais”, respondeu Huang.

  • O jornalista viajou a convite da Samsung

 


Compartilhe
Publicação Anterior

O que Charles Darwin tem a ensinar às empresas inovadoras

Próxima Publicação

‘Falta apoio ao empreendedorismo nas universidades’

Veja também

Maximiliano Martinhão (MCTIC), Frederico Neves (NIC.br) e o ministro Gilberto Kassab / Renato Cruz/inova.jor

De onde vem o conteúdo que você acessa pela internet

Compartilhe

CompartilheNos primeiros anos de operação da internet comercial no Brasil, a porta de entrada dos provedores de acesso para a rede costumava ser uma conexão aos Estados Unidos. Com isso, se você mandasse um email para alguém do […]


Compartilhe