Brasileiros participam de competição da Airbus

Competição da Airbus seleciona propostas sobre o futuro da aviação / Department for Innovation, Business and Skills/Creative Commons
Compartilhe

Competição da Airbus mira futuro da aviação / Department for Innovation, Business and Skills/Creative Commons
Competição da Airbus mira futuro da aviação / Department for Innovation, Business and Skills/Creative Commons

Universitários brasileiros estão entre os 202 estudantes escolhidos para participar da competição global Fly Your Ideas, da Airbus em parceria com a Unesco. A competição pretende apresentar soluções para o futuro da aviação.
A primeira fase da competição aconteceu em quatro cidades-sedes da Airbus localizados na Alemanha, França, Espanha e Reino Unido.
Na ocasião, 50 times formados por estudantes foram selecionados para a segunda etapa, que começa em janeiro de 2017. Dentre as escolhidas, oito equipes são formadas por brasileiros.
No ato da inscrição, cada equipe teve que apresentar uma solução inovadora para problemas do setor de aviação. Entre as ideias escolhidas há projetos de carrinhos de bagagem robotizados, novas soluções para geração de energia e aplicações de realidade virtual.

Premiação

A partir de janeiro, cada uma das equipes dos estudantes terá 100 dias para melhorar e desenvolver as soluções. Apenas cinco equipes serão convocadas para a terceira fase.
Por uma semana, os estudantes poderão criar seus protótipos e testar as ideias usando os equipamentos da sede da Airbus em Toulouse, na França.
Em maio acontecerá uma premiação que determinará os vencedores desta edição. O primeiro lugar receberá um prêmio de € 30.000 e a equipe que ficar em segundo levará € 15.000.
Durante todo o processo de criação e desenvolvimento, as equipes irão compartilhar seus conhecimentos e progressos num blog no site da Airbus Fly.
A maior parte dos selecionados desta edição é composta por equipes da região da Ásia-Pacífico. Porém, nos últimos anos foram os brasileiros que receberam destaque.
Em 2013, uma equipe da Universidade de São Paulo (USP) foi a vencedora do prêmio ao apresentar uma solução de manuseio de bagagem nos aeroportos baseada em estofamento de ar.
No ano passado, outra equipe da USP ficou em segundo lugar, após apresentar uma ideia de redução de lixo nos voos e, consequentemente, de tempo de coleta dos dejetos.


Compartilhe
Publicação Anterior

HackBrazil leva empreendedores a Harvard e ao MIT

Próxima Publicação

Startup de publicidade móvel aposta em geolocalização

Veja também

A inteligência artificial pode ser uma ameaça?

Compartilhe

CompartilheO acidente envolvendo um robô de segurança e uma criança, na última semana num shopping center do Vale do Silício, retomou a discussão social sobre a segurança – ou falta dela – na relação entre humanos e máquinas […]


Compartilhe
O coworking possui área de descanso e relaxamento, inspirados nos escritórios do Vale do Silício / Divulgação

Google cria espaço para startups em São Paulo

Compartilhe

CompartilheSão Paulo foi a cidade escolhida pelo Google para abrigar o primeiro coworking da empresa na América Latina. Com mais de 7,1 mil inscritos, o espaço abrirá as portas na próxima segunda-feira (13/6), somando-se a outros […]


Compartilhe
A BeOn Energy venceu o Free Electrons 2017, programa de startups da EDP / Divulgação

EDP seleciona startups com soluções para o setor elétrico

Compartilhe

CompartilheA segunda edição do Free Electrons Global Accelerator, programa mundial de aceleração de startups da EDP, está com inscrições abertas até 28 de fevereiro. O programa busca empreendedores com projetos em: energia limpa, eficiência energética, […]


Compartilhe