Quanto custa para a Samsung acabar com o Galaxy Note 7

Samsung anunciou o lançamento do Galaxy Note 7 em evento no Parque Olímpico, no Rio / Renato Cruz/inova.jor
Compartilhe

Samsung anunciou o lançamento do Galaxy Note 7 em evento no Parque Olímpico, no Rio / Renato Cruz/inova.jor
Samsung anunciou o lançamento do Galaxy Note 7 em evento no Parque Olímpico, no Rio / Renato Cruz/inova.jor

O Galaxy Note 7 foi anunciado no começo de agosto durante evento que aconteceu simultaneamente em Nova York, Londres e no Parque Olímpico, no Rio.
O smartphone era uma grande aposta da fabricante sul-coreana para disputar a faixa superior do mercado, e trazia novidades como o recurso de reconhecimento de íris.
O produto acabou, no entanto, gerando uma das maiores crises já vistas no mercado de consumo. O Note 7 superaquece e, em alguns casos, chega a explodir.
Depois de um recall de 2,5 milhões de unidades, no começo deste mês, o problema persistiu. Hoje (11/10), a Samsung decidiu interromper a fabricação e as vendas do Note 7.
O fim do Note 7 traz prejuízos bilionários para a Samsung. A marca está em sétimo lugar entre as mais valiosas do mundo, segundo a Interbrand.
Na sessão mais recente da Bolsa de Seul, os papéis da fabricante caíram 8%, o que resultou numa perda de valor de mercado de US$ 19 bilhões.

Risco de segurança

O ponto mais grave da crise é que o Note 7 não é somente um produto defeituoso. Ele coloca em risco a segurança do consumidor.
Apesar de não haver informações oficiais, o Financial Times noticiou que o problema não estaria nas baterias usadas pelo aparelho, mas na tecnologia que permite o carregamento rápido de energia.
Com sua tela grande (5,7 polegadas na versão cancelada), a linha Note foi responsável pela popularização do conceito de “phablet”, aparelho intermediário entre o tablet e o smartphone, e pela volta da caneta stylus.
Além da perda de valor de mercado, a Samsung enfrenta dois tipos de prejuízo: o do cancelamento do aparelho em si e do impacto geral na marca.
Analistas acreditam que o cancelamento do Note 7 pode custar US$ 17 bilhões à Samsung, segundo a agência Reuters, sem contar o impacto nas vendas de outros produtos, mais difícil de estimar.
A Samsung é a maior fabricante de celulares do mundo, tendo vendido 76,7 milhões de unidades no segundo trimestre, de acordo com o Gartner, o que representou uma fatia de mercado de 22,3%.

Confiança do consumidor

O caso Note 7 é especialmente problemático para a Samsung na competição com a Apple (segundo maior fabricante de smartphones) pelos aparelhos de alto padrão, já que é importante para essas marcas apresentarem-se como referência de qualidade.
“Não dá para calcular a perda de confiança do consumidor em dinheiro”, escreveu em editorial o Chosun Ilbo, maior jornal da Coreia do Sul, citado New York Times.
O periódico sul-coreano também destacou que “não levou muitos anos para a Nokia despencar do seu posto de maior fabricante de celulares do mundo”.
No Brasil, a Samsung divulgou a seguinte nota:
“Para benefício da segurança dos consumidores, interrompemos as vendas e trocas do Galaxy Note 7 pelo mesmo modelo e consequentemente, decidimos parar a produção do produto.
A Samsung destaca que o produto não foi comercializado no Brasil. Caso o consumidor tenha adquirido o Galaxy Note 7 fora do Brasil ou para mais informações a respeito do tema, por favor, entre em contato com nossa equipe de atendimento ao consumidor pelo telefone: 4004-0000 (capitais) e 0800-124-421 (demais cidades).”


Compartilhe
Publicação Anterior

Reconhecimento facial pode ser usado até em pagamentos

Próxima Publicação

Por que sobram vagas em tecnologia da informação

Veja também

Renato Citrini, da Samsung, apresenta o Galaxy Note 7 na Cidade Olímpica / Renato Cruz/inova.jor

Reconhecimento de íris pode tornar o celular mais seguro

Compartilhe

CompartilheRIO Depois de o leitor de digitais ter se tornado comum em celulares mais sofisticados, os fabricantes apostam agora em reconhecimento de retina para reforçar a segurança dos aparelhos e beneficiar aplicações como pagamento e banco […]


Compartilhe
Ana Cláudia Souza é beneficiária do Bolsa Família e recebeu o kit de TV digital / Ana Nascimento/MDS

Por que é difícil desligar a TV analógica

Compartilhe

CompartilheO decreto presidencial que criou a TV digital em 2006 previa que os canais analógicos seriam desligados neste ano. O espectro ocupado por eles será usado para ampliar a telefonia celular de quarta geração (4G). Primeiro, a […]


Compartilhe