O que muda no esporte com o design generativo

Bicicleta criada com software de design generativo / Divulgação
Compartilhe

Bicicleta criada com software de design generativo / Divulgação
Bicicleta criada com software de design generativo / Divulgação

O que você acha da bicicleta acima? Ela foi projetada por um algoritmo.
Com um software de design generativo, o projetista definiu características gerais do objeto, como dimensões e resistência, e o sistema gerou inúmeras alternativas.
“Com o design generativo, o papel da ferramenta começa a mudar e ela começa a tomar decisões sozinha, claro que baseada em conceitos e regras de projeto definidas por nós”, afirma Raul Arozi, técnico especialista da Autodesk. “Usando a computação infinita ou cloud computing, pode avaliar milhares de alternativas diferentes para resolver um problema.”
O software acaba criando estruturas que dificilmente um humano imaginaria. Quando aplicado ao esporte, o design generativo pode gerar acessórios e equipamentos mais leves, resistentes e personalizados.

Calçados sob medida

Design Generativo: UA Architech / Divulgação
Divulgação

Lançados neste ano, os tênis UA Architech têm a entressola desenvolvida por design generativo e fabricada em impressora 3D.  Num futuro próximo, os calçados podem ser personalizados de acordo com os pés dos esportistas e as características de cada esporte.

Arcos recurvos

Optimal Bow / Divulgação
Divulgação

Criado pelo artista John Briscella, o arco recurvo Tekina foi desenvolvido com um sistema de design generativo. “A forma é gerada por software a partir de dados de material, tolerâncias e restrições para determinar um resultado ideal para o desempenho desejado do arco”, informa o artista em seu site.

Pingue pongue

Bola de pingue pongue de titânio / Divulgação
Divulgação

A bola do tênis de mesa olímpico tem massa de 2,7 gramas e diâmetro de 40 milímetros. O design generativo pode projetar opções com maior resistência estrutural e durabilidade, como a bola acima, feita de titânio.

Próteses esportivas

Denise Schindler / Divulgação
Denise Schindler / Divulgação

A ciclista alemã Denise Schindler fechou uma parceria com a Autodesk para criar próteses esportivas mais leves e resistentes. Ela vem ao Rio no próximo mês para participar da Paraolimpíada. Sua prótese teve o peso reduzido por causa do software de design generativo. A fabricação por meio de impressão 3D reduziu os custos.


Compartilhe
Publicação Anterior

Como as startups podem ajudar instituições de ensino

Próxima Publicação

Bancos buscam integração com fintechs

Veja também

A Fundação Certi, de Florianópolis, é uma das credenciadas da Embrapii visitadas no programa de imersão / Renato Cruz/inova.jor

Como a Embrapii quer melhorar a competitividade da indústria

Compartilhe

CompartilheQuando foi criada, em 2013, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) foi comparada à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A atuação delas, no entanto, é bastante diferente. A Embrapa foi responsável por tornar […]


Compartilhe
Estão abertas as inscrições para a próxima turma virtual do programa Start Path, da Mastercard

MasterCard quer fechar parcerias com startups

Compartilhe

CompartilheO Start Path Global, programa da MasterCard para parcerias com startups, está com inscrições abertas para a turma de Inverno 2016. O programa global terá início em janeiro do próximo ano. A empresa procura startups com […]


Compartilhe