Reconhecimento de íris pode tornar o celular mais seguro

Renato Citrini, da Samsung, apresenta o Galaxy Note 7 na Cidade Olímpica / Renato Cruz/inova.jor
Compartilhe

Reconhecimento de íris: Renato Citrini, da Samsung, apresenta o Galaxy Note 7 no Parque Olímpico / Renato Cruz/inova.jor
Renato Citrini, da Samsung, apresenta o Galaxy Note 7 no Parque Olímpico / Renato Cruz/inova.jor

RIO
Depois de o leitor de digitais ter se tornado comum em celulares mais sofisticados, os fabricantes apostam agora em reconhecimento de retina para reforçar a segurança dos aparelhos e beneficiar aplicações como pagamento e banco móveis.
Hoje (2/8), a Samsung lançou, em evento no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, o Galaxy Note 7. Um dos destaques do aparelho foi o reconhecimento de retina.
Fabricantes como Microsoft e Fujitsu já têm smartphones com esse recurso. Outros, como ZTE e Alcatel, usam outra tecnologia de reconhecimento ocular como recurso de segurança, fornecida pela EyeVerify.
“Desenvolvemos essa tecnologia por cinco anos”, afirma Renato Citrini, gerente sênior de produtos móveis da Samsung. “O reconhecimento de íris pode substituir usuários e senhas.”
A Samsung ainda não fechou acordos com bancos brasileiros. No ano passado, os serviços bancários via celular cresceram 138% no Brasil, chegando a 11,2 bilhões de transações, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Identificação

O celular registra os dois olhos do usuário, mas ele pode fazer o reconhecimento a partir de somente um. “A tecnologia não funciona com lentes de contato colorida ou lentes de óculos polarizada”, afirma Citrini.
Apesar de nova no celular, o tecnologia de reconhecimento de íris já existe há alguns anos como solução de identificação e segurança.
Ela é uma solução de biometria mais precisa que a leitura de digitais, mas têm enfrentado resistência na sua difusão. Muitas pessoas têm receio de aproximar o olho de um equipamento para ele ser sido.
Como agora o equipamento é o próprio celular, a resistência deve ser menor.
Segundo o gerente da Samsung, a chance de haver um falso positivo com a tecnologia de leitura de digitais é 200 vezes maior do que com a identificação da íris.
O lançamento do Galaxy Note 7 foi feito simultaneamente em Nova York, Londres e Rio de Janeiro. A fabricante de eletrônicos tem um espaço próprio no Parque Olímpico, chamado Samsung Galaxy Studio.

  • O jornalista viajou a convite da Samsung

Compartilhe
Publicação Anterior

Boticário vai simular órgãos humanos num chip

Próxima Publicação

O que é importante para quem planeja criar uma fintech

Veja também

O blockchain substitui qualquer unidade centralizada de autenticação de dados / Stig Morten Waage/Creative Commons

Como o blockchain cria possibilidades infinitas

Compartilhe

CompartilheDe tempos em tempos, surgem tecnologias que mudam completamente o curso da história. Do carro ao iPhone, não faltam exemplos de ideias disruptivas que transformam a ficção em realidade. Quem não se lembra do Spock e […]


Compartilhe
Fintechs: A Magnetis oferece planejamento de investimentos / Divulgação

Como as fintechs tornam o investimento mais acessível

Compartilhe

CompartilheAntes de criar a Magnetis, Luciano Tavares atuou por quase duas décadas como gestor de investimentos. Ao fundar a startup, sua ideia foi oferecer, a um público amplo, o planejamento financeiro que normalmente era restrito a quem tem […]


Compartilhe
Novos métodos de pagamento permitiram a inserção de desbancarizados / Unsplash

Tecnologia muda a vida dos desbancarizados no Brasil

Compartilhe

CompartilheA chegada do Pix promete revolucionar os meios de pagamento no Brasil, sobretudo para a grande parcela desbancarizada da população que agora pode fazer pagamentos simplificados usando apenas um smartphone. Mas a verdade é que […]


Compartilhe