A EDP abriu as inscrições para o prêmio EDP Open Innovation, que oferece € 50 mil para a startup com o melhor projeto no setor de energia.
As inscrições vão até 31 de agosto. O programa é uma parceria da EDP com o jornal português Expresso e a aceleradora Fábrica de Startups.
Podem se inscrever empresas iniciantes de qualquer parte do mundo, com projetos que possam ganhar escala global. As equipes devem ter de dois a quatro integrantes.
Os temas contemplados pela competição são:
- eficiência energética;
- mobilidade elétrica;
- internet das coisas;
- comunicação máquina a máquina (M2M);
- aprendizado de máquina;
- tecnologia da informação;
- produção eólica, solar, elétrica offshore, ou demais formas de energia;
- armazenamento e distribuição de energia; e
- gás natural.
Aceleração
Após o período de inscrições, a EDP vai selecionar 30 grupos para serem entrevistados por um júri internacional. Quinze equipes serão escolhidas para participar de um programa de aceleração de startups em Lisboa, durante o mês de outubro.
Na aceleradora, os grupos terão contato com o método FabStart, que permite criar uma simulação do produto no mundo real, além de ter sessões de mentoria com profissionais de sua área.
A EDP pagará os custos de viagem e hospedagem em Portugal para dois integrantes por grupo. Os três melhores grupos apresentarão suas soluções no estande da EDP no Web Summit, evento europeu de startups.
O prêmio de € 50 mil, oferecido à vencedora, deve ser empregado exclusivamente no desenvolvimento da ideia premiada. O resultado será anunciado em novembro.
As startups com projetos de maior potencial também podem ser convidadas a participar do programa EDP Starter, no Brasil, Portugal ou Espanha.
O grupo português EDP atua na geração, distribuição e comercialização de energia no Brasil, com ativos em oito Estados: Amapá, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, São Paulo e Tocantins.