Confiança do brasileiro beneficia fintechs

Índice de confiança em tecnologia e instituições financeiras deve alavancar mercado de fintechs / Jason Howie / Flickr / Creative Commons
Compartilhe

Índice de confiança em tecnologia e instituições financeiras deve alavancar mercado de fintechs / Geraldo Magela/Agência Senado
Índice de confiança em tecnologia e instituições financeiras deve alavancar mercado de fintechs / Geraldo Magela/Agência Senado

As fintechs, empresas de tecnologia que oferecem serviços financeiros, devem crescer exponencialmente no Brasil nos próximos anos. O cenário positivo é baseado no aumento da confiança no setor de tecnologia e nas instituições financeiras brasileiras.
As conclusões fazem parte do Trust Barometer, estudo realizado anualmente pela Edelman em 18 países.
Segundo o estudo, a inovação das fintechs deu um novo gás ao sistema financeiro nacional. O Brasil aparece no ranking dos 10 países com alto índice de confiança nos dois setores.
Rodolfo Araújo, especialista de conhecimento da Edelman Significa, defende que a relação de confiança dos brasileiros com a tecnologia está relacionado à usabilidade do setor.
“Usamos cada vez mais produtos e serviços com tecnologia. Essa proximidade das pessoas com o setor é muito importante para criar confiança. Além disso, há a simbologia. As pessoas veem a tecnologia como um elemento facilitador na vida delas”, diz o especialista.
Apesar disso, o estudo aponta tendência de queda de 2% na confiabilidade no setor de tecnologia no Brasil.
“A curto e médio prazo tende haver uma estabilidade com ligeira queda nesse índice. A diminuição do controle do usuário na sua própria privacidade e na segurança de seus dados é um fator que, se não for trabalhado pelas empresas, deve forçar a diminuição da confiança”, explica Araújo.

Amadurecimento

O sistema financeiro foi outro setor que retomou a confiança dos brasileiros. Para o especialista, o índice é resultado do amadurecimento do setor.
“Alguns fatores conspiram para o aumento desse índice. O sistema financeiro brasileiro é muito sofisticado com regulação e tecnologia superior a de muitos países. Além disso, as instituições estão investindo em mostrar ao cliente que eles possuem um proposito, uma causa social que vai além de administrar o dinheiro do cliente, o que ajuda no fortalecimento das relações de confiança”, diz.
Ao contrário de tecnologia, o setor financeiro tem expectativa de crescimento no índice. Isso, segundo Araújo, ocorre pela possibilidade de alto investimento, característica das instituições financeiras.
Segundo o estudo, as fintechs tendem a aproveitar a maré de confiança do brasileiro para ganhar de vez o mercado nacional.

Rodolfo Araújo, especialista de conhecimento da Edelman Significa / Gustavo Scatena/ Divulgação
Rodolfo Araújo, da Edelman Significa / Gustavo Scatena/Divulgação

“As pessoas estão buscando mais crédito e com valor mais acessível e barato, além de ter um relacionamento mais próximo e personalizado, que são características dessas empresas”, explica o especialista.
Para Araújo, o conhecimento dos diferentes tipos de fintechs será outro fator que deve ajudar neste crescimento. “O consumidor brasileiro ainda precisa ser educado. A maioria das pessoas ainda não sabe que pode fragmentar a vida financeira em diferentes empresas. Acredito que este será o próximo passo para alavancar o mercado”.
Atualmente, o mercado de fintechs no Brasil é composto 31% por empresas de pagamento. As startups de gerenciamento financeiro e empréstimos e negociações ocupam a segunda e terceira posição, com 18% e 16% do mercado, respectivamente.


Compartilhe
Publicação Anterior

‘A nuvem é mais segura’, diz Mark Hurd, da Oracle

Próxima Publicação

Como a mobilidade afeta o comportamento do consumidor

Veja também

Neo Ventures lança hackathon de turismo digital

Compartilhe

CompartilheA Neo Ventures abriu inscrições para um hackathon sobre soluções para turismo digital. Chamada Todos merecem viajar: por um turismo mais inclusivo, a maratona de tecnologia será realizado de 6 a 8 de dezembro, em […]


Compartilhe
Rafael Steinhauser, da Qualcomm, quer fomentar o mercado brasileiro de internet das coisas / Renato Cruz/inova.jor

Qualcomm premia projetos de internet das coisas

Compartilhe

CompartilheA Qualcomm abriu as inscrições do Prêmio Tecnologias de Impacto para projetos brasileiros inovadores de internet das coisas, com uso de tecnologias de comunicação sem fio. O prazo termina em 30 de outubro. “A inovação […]


Compartilhe
Anjos do Brasil prevê queda em investimento anjo devido à pandemia / Unsplash

Investimento anjo ultrapassa R$ 1 bilhão em 2019

Compartilhe

CompartilheO volume de investimento anjo cresceu 9% em 2019, somando R$ 1,067 bilhão no Brasil, segundo pesquisa da Anjos do Brasil. Além disso, o número de investidores aumentou 6%, alcançando um total de 8.220 pessoas. […]


Compartilhe