Publicidade e segurança estão na mira dos drones

Compartilhe

A empresa Caraca Imagens usa drones para publicidade. Foto: Divulgação
A empresa Caraca Imagens usa drones para produzir filmes publicitários / Divulgação

Os drones está em ascensão no Brasil. Os veículos aéreos não tripulados começam a mudar a agricultura e a ser adotados em outros setores, como segurança e publicidade.
A transformação do mercado brasileiro por drones foi tema de debate do último dia de DroneShow, realizado em São Paulo.
Para o organizador do evento, Emerson Granemann, apesar de os veículos aéreos não-tripulados serem usados majoritariamente para fins militares, com a regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), novos modelos de negócio surgirão no País.
“Atualmente, 90% dos drones são destinados ao uso militar e apenas 10% são de área comercial, na maioria agricultura. Mas isso está mudando e, com a futura regulamentação, outros setores serão amplamente impactados”, afirmou Granemann, durante palestra sobre empreendedorismo no Brasil.
Contratos
Ricardo Cohen, diretor da RCView, garantiu que o mercado de segurança no Brasil será um dos primeiros beneficiados após a regulamentação.
“Esse é um mercado que não tem muitas empresas, até porque precisa de muita aplicação do Exército para funcionar. No entanto, o governo e as empresas de segurança privada já perceberam que o crime organizado hoje tem mais tecnologia que eles.”, disse Cohen, que já firmou pré-contratos que aguardam a decisão da Anac.
Outro setor que já começou a usar o dispositivo e deve ser transformado é o de publicidade. Para Guilherme Barbosa, diretor da Caraca Imagens, os clientes de agência já perceberam o potencial dos drones.
“Hoje, poucas agências sabem usar drones, mas todos acham muito bonito comerciais de carro, nossa especialidade. Para entrar nesse mercado é preciso ter um produto muito bom e para isso é preciso investir muito dinheiro”, disse.
Entre as principais dificuldades causadas pela falta de regulamentação, segundo Barbosa, está a impossibilidade de contratar empresas brasileiras de seguros para proteger os aparelhos. “Preciso contratar empresas de seguro fora do País”, explicou.
Segundo Granemann, estima-se que, após a regulamentação, o mercado de drone movimentará R$ 200 milhões em 12 meses no Brasil. “Esperávamos o começo desse faturamento desde janeiro, mas ainda não aconteceu”, concluiu.


Compartilhe
Publicação Anterior

Brasil é destaque mundial em pesquisa sobre cosméticos

Próxima Publicação

Qual é o lugar da inovação na grande empresa?

Veja também

Inteligência artificial e 5G são base de tendências tecnológicas para 2021 / Unsplash

Conheça quatro tendências tecnológicas para 2021

Compartilhe

CompartilheNo ano passado, a pandemia acelerou a digitalização. Tivemos avanços em áreas como comércio eletrônico, meios de pagamentos digitais, trabalho remoto e telemedicina. Selecionei abaixo quatro tendências tecnológicas para 2021, apontadas por grandes consultorias. Por […]


Compartilhe

Saiba como se proteger das fraudes

Compartilhe

CompartilheAtualmente, 70% das fraudes no Brasil são fruto de captura de dados por meio de engenharia social. Ou seja: o fraudador engana o cliente, fazendo-se passar por instituição financeira, lojista ou alguém conhecido, para obter […]


Compartilhe