Como a tecnologia ajuda o mercado imobiliário a enfrentar a crise

Mercado Imobiliário: André Penha e Gabriel Braga são fundadores da Quinto Andar / Divulgação
Compartilhe

Mercado Imobiliário: André Penha e Gabriel Braga são fundadores da Quinto Andar / Divulgação
André Penha e Gabriel Braga são fundadores da Quinto Andar / Divulgação

O momento atual do mercado imobiliário não é dos melhores. Em fevereiro, foram lançadas somente 171 unidades residenciais na cidade de São Paulo. O número representa uma queda de 80,4% sobre o mesmo mês de 2015.
Apesar da crise, várias startups buscam tornar esse mercado mais ágil, ao facilitar o contato entre locadores e locatários e entre vendedores e compradores.
QuintoAndar é uma imobiliária que trabalha com locação de imóveis residenciais em São Paulo e Campinas. Criado em 2012, existe somente online.
“A crise tem sido até positiva para nós”, afirma Gabriel Braga, presidente e cofundador do QuintoAndar. “Muito proprietário que comprou o imóvel na planta, para vender, agora resolveu alugar.”
As fotos dos imóveis oferecidos pelo QuintoAndar são tiradas por profissionais. O agendamento das visitas é feito via site ou aplicativo. Além disso, a empresa oferece seguro-fiança sem custo para locador ou locatário.
“Queremos tornar o processo cada vez mais simples”, explica Braga. “Agendar visitas era um problema, e então desenvolvemos o sistema de agendamento online em 2014.”
Com 60 funcionários, a empresa tem cerca de 1,6 mil imóveis em seu sistema, a maioria em São Paulo. Em fevereiro, o  QuintoAndar recebeu um investimento de US$ 7 milhões, liderado pela Kaszek Ventures.
Braga conheceu seu sócio, André Penha, quando cursavam MBA na Universidade de Stanford, no Vale do Silício. Antes de fundar o QuintoAndar, o executivo trabalhou no Airbnb, nos Estados Unidos.

Geolocalização

Moving é uma empresa de classificados que aposta nas ferramentas de geolocalização para melhorar a experiência de quem procura imóveis.
Ado Fosenca, fundador da empresa, participou no mês passado do Summit Imobiliário, num painel sobre tecnologia e mercado imobiliário, em que fui mediador.
A partir do aplicativo do Moving, o usuário pode conhecer o bairro no qual tem interesse, e consultar, além dos imóveis disponíveis, a localização de estabelecimentos como escolas, restaurantes e farmácias.
Criado em 2012, o Moving foi adquirido pelo Grupo Estado no ano passado.
 


Compartilhe
Publicação Anterior

Agronegócio mantém crescimento com tecnologia

Próxima Publicação

4Bio: ‘Empreendedor precisa olhar o caixa com lupa’

Veja também

A plataforma Natura Startups foi lançada em maio / Divulgação

Por que a Natura quer estar perto das startups

Compartilhe

CompartilheLuciana Hashiba, gerente de Inovação da Natura, conta que as visitas ao ecossistema brasileiro de startups começaram em 2014. “Com o conceito de inovação aberta, trabalhamos cada vez mais em rede, com um olhar de […]


Compartilhe