Como o vídeo por streaming afeta a TV paga

Serviços como Netflix tem reduzido a demanda por TV paga / Divulgação/Netflix
Compartilhe

Serviços como Netflix tem reduzido a demanda por TV paga / Divulgação/Netflix
Serviços como Netflix têm reduzido a demanda por TV paga / Divulgação/Netflix

No ano passado, o Brasil perdeu assinantes de TV paga pela primeira vez. Foram cerca de 500 mil pessoas que desligaram seus serviços de cabo ou satélite. Parte disso foi resultado da crise. Outra parte foi uma tendência que já acontece há algum tempo fora do Brasil, chamada “cord cutting”.
“Cord-cutters” são pessoas que desistem do serviço porque se contentam com o vídeo disponível na internet. Nos Estados Unidos, além do Netflix, que também está no Brasil, existem dois grandes serviços de streaming que são o Hulu e o Amazon Prime Video. Isso sem contar o HBO Go, que só oferece conteúdo do canal de televisão.
Por aqui, também temos o Globo Play como ator importante nesse mercado. O HBO Go ainda não está disponível no País para quem não é assinante do canal na TV paga, mas essa opção deve chegar em breve.
O mercado brasileiro de TV paga

Impacto do streaming

No ano passado, a TV norte-americana perdeu 3% de audiência e, segundo um estudo de Michael Nathanson, da MoffettNathanson, o Netflix foi responsável por metade dessa queda.
A estimativa é que os assinantes do Netflix nos EUA viram 29 bilhões de horas de vídeos em 2015 (no mundo, foram 42,5 bilhões de horas). Esse total representou 6% de uma categoria que a Nielsen, que mede a audiência da televisão naquele país, chama “live-plus-7” (audiência capturada até sete dias depois de o programa ir ao ar na primeira vez). Em 2014, a fatia da Netflix era de 4,4%.
A previsão de Nathanson é que a participação do Netflix no total de horas que os norte-americanos gastam vendo TV vai chegar a 14% em 2020.
Entre junho de 2013 e junho de 2015, o mercado norte-americano de TV paga perdeu 1,5 milhão de assinantes, de acordo com a Business Insider.
O mercado de TV paga nos EUA
 


Compartilhe
Publicação Anterior

Moon Shot: J.J. Abrams produz documentário sobre corrida à Lua

Próxima Publicação

Saúde móvel pode se tornar a principal aplicação dos vestíveis

Veja também

Com 30 alunas, curso oferece noções de programação para jovens da Zona Leste de São Paulo / Andressa Silva/Divulgação

ONG oferece curso de programação para mulheres

Compartilhe

CompartilheA organização não governamental Gerando Falcões começou a oferecer o curso Meninas na Programação, em parceria com a CA Technologies, MadCode e Instituto Ariadne. O curso é voltado para mulheres de 16 a 18 anos […]


Compartilhe
O Mercado Livre lançou um sistema de gestão de vendas gratuito para usuários do site / Renato Cruz/inova.jor

Quais foram as 10 reportagens mais lidas de 2017

Compartilhe

CompartilheNeste ano, startups, transformação digital, automação e streaming foram temas importantes de tecnologia e inovação. Isso se refletiu na lista das 10 reportagens mais lidas do inova.jor em 2017. De certa forma, os destaques abaixo […]


Compartilhe