Você está pronto para o apagão da TV analógica?

TV analógica deve ser desligada no Brasil até 2018 / Renato Cruz/Inova.jor
Compartilhe

TV analógica deve ser desligada no Brasil até 2018 / Renato Cruz/Inova.jor
TV analógica deve ser desligada no Brasil até 2018 / Renato Cruz/Inova.jor

Ontem, Rio Verde, em Goiás, foi a primeira cidade brasileira a desligar o sinal de TV analógica. Ela serviu de piloto para um processo que deve se estender, se não houver atrasos, até 2018, quando será transmitido somente o sinal digital no País todo.
O desligamento em Rio Verde era para ter acontecido em 29 de novembro de 2015, mas a meta prevista de digitalização de 93% das residências não havia sido alcançada. Somente 69% tinham recepção digital.
Atualmente, Rio Verde tem 85% de casas com televisão digital. Mesmo assim, o Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV (Gired) decidiu pelo fim das transmissões analógicas na cidade.
Quem não tem TV digital nem TV por assinatura passou a ver somente um aviso desde que o sinal foi desligado. O Gired é formado por representantes dos radiodifusores, das operadoras de telefonia móvel, do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel).

Mais 4G

Mas o que fazem as operadoras celulares nesse grupo? Os canais que eram ocupados pela TV analógica serão usados para ampliar a telefonia celular de quarta geração (4G). Em 2014, as operadoras pagaram R$ 5,85 bilhões por novas licenças de 4G, e só poderão ativá-las dois anos depois da desocupação do espectro pela radiodifusão.
Em São Paulo, o apagão analógico está previsto para 29 de março de 2017. No Rio de Janeiro, para 25 de outubro de 2017.
O desligamento afeta somente quem recebe o sinal gratuito e não tem recepção digital. Não há mudança para quem tem TV paga.
O 4G em 700 MHz (faixa atualmente ocupada pela TV analógica) tem algumas vantagens sobre o 4G em 2,5 GHz, atualmente em operação por aqui.
Por ser mais baixa, a frequência de 700 MHz permite raios de cobertura maior das antenas, o que reduz eventuais áreas de sombra que existem hoje. A recepção dentro de edifícios também melhora com os 700 MHz. Além disso, é a faixa usada nos Estados Unidos, onde o 4G também ocupou o espaço antes usado pela televisão analógica.


Compartilhe
Publicação Anterior

MWC2016: Quatro tendências que mostram para onde vão as comunicações

Próxima Publicação

Moon Shot: J.J. Abrams produz documentário sobre corrida à Lua

Veja também

O World Mobile Congress termina hoje em Barcelona / Renato Cruz/Inova.jor

WMC2016: Por que precisamos falar sobre o 5G

Compartilhe

CompartilheBARCELONA A quarta geração da tecnologia celular (4G) ainda nem funciona direito no Brasil, e já tem gente querendo falar sobre o 5G. Eles têm razão. É importante que esse assunto comece a ser a tratado agora. O […]


Compartilhe
5G deve ser lançado em eventos como os Jogos Olímpicos de Inverno na Coreia do Sul / Republic of Korea/Creative Commons

O que esperar da tecnologia 5G em 2020

Compartilhe

CompartilheO nascimento das redes móveis de quinta geração (5G) está bem próximo. As estimativas mais recentes indicam 2020 como o ano em que as redes 5G começam a chegar ao mercado e a oferecer níveis […]


Compartilhe