MWC2016: O vídeo imersivo será a próxima tecnologia de sucesso?

Mark Zuckerberg entrou no evento e ninguém percebeu / Facebook/Reprodução
Compartilhe

Parte da apresentação da Samsung foi em realidade virtual / Renato Cruz/Inova.jor
Parte da apresentação da Samsung foi em realidade virtual / Renato Cruz/Inova.jor

BARCELONA
O Mobile World Congress 2016, maior evento de tecnologia do mundo, começa amanhã em Barcelona, mas alguns lançamentos já aconteceram durante o fim de semana.
A Samsung mostrou hoje seus novos smartphones topo de linha: Galaxy S7 e Galaxy S7 edge (as especificações estão aqui). Mas a estrela do evento foi o vídeo imersivo, que pode ser visto com o Gear VR, seus óculos de realidade virtual. A empresa até lançou uma câmera 360º para fazer esse tipo de vídeo, chamada Gear 360.
A concorrente LG também anunciou hoje, em Barcelona, uma câmera 360º e uns óculos de realidade virtual, chamados 360 CAM e 360 VR, respectivamente.
Quando alguém pensa em realidade virtual, normalmente imagina animações geradas por computador, como um jogo em três dimensões. A câmera 360º permite captar imagens reais para serem vistas com os óculos de realidade virtual. O usuário pode olhar para cima, para baixo ou para os lados e prestar atenção na parte que quiser do vídeo, como se estivesse no local em que ele foi filmado.
A realidade virtual é uma promessa de décadas, que nunca pegou no mercado de consumo. Além de problemas técnicos, que parecem ter sido resolvidos, a tecnologia precisava de uma aplicação que justificasse seu uso. A aposta da indústria é que o vídeo imersivo seja essa aplicação.

Com a ajuda de Mark Zuckerberg

Mark Zuckerberg entrou no evento e ninguém percebeu / Facebook/Reprodução
Mark Zuckerberg entrou no evento e ninguém percebeu / Facebook/Reprodução

Mark Zuckerberg, presidente do Facebook, fez uma participação especial no anúncio da Samsung. O Gear VR foi desenvolvido a partir de uma parceria com a Oculus, empresa que pertence à rede social.
A Samsung colocou um Gear VR à disposição de cada uma das pessoas que acompanharam o lançamento de hoje. Isso permitiu que Zuckerberg conseguisse caminhar no meio da audiência (que usava o Gear VR naquele momento) sem que ninguém percebesse. Quando tiraram os óculos, várias pessoas correram para perto do palco, para tirar fotos e filmar o presidente do Facebook.
Durante sua apresentação, Zuckerberg destacou que já foram vistas mais de 1 milhão de horas de vídeo imersivo com o Gear VR. Ele também anunciou uma promoção na qual, em alguns países, quem encomendar os novos celulares da Samsung durante a pré-venda vai ganhar um Gear VR de graça.
Existe uma aplicação óbvia para os óculos de realidade virtual, que são os jogos. Fora isso, falta encontrar uma aplicação que tenha apelo para um público mais amplo. O vídeo imersivo foi a resposta encontrada até agora pelas empresas de tecnologia.
Resta saber se o consumidor vai se interessar de verdade por fazer e ver esses vídeos, ou se eles terão o mesmo destino dos filmes tridimensionais no mercado doméstico.

  • O jornalista viajou a convite da Samsung

Compartilhe
Publicação Anterior

Por que o empreendedor precisa tomar cuidado com as contas

Próxima Publicação

MWC2016: Se quiser, pode pagar com o celular

Veja também