Aplicativos incentivam crescimento do celular pós-pago

Brasileiros têm concentrado comunicação em aplicativos como o WhatsApp
Compartilhe

Brasileiros têm concentrado comunicação em aplicativos como o WhatsApp
Brasileiros têm concentrado comunicação em aplicativos como o WhatsApp / Edu Alpendre/Creative Commons

A redução do pré-pago na base total de celulares em uso no Brasil acelerou. Segundo dados preliminares da consultoria Teleco,  a participação chegou a 72% no ano passado. Em 2009, esse número era de 83%.
Quem usava mais de um chip tem buscado concentrar tudo numa operadora só, fazendo de aplicativos de mensagens, principalmente do WhatsApp, seu principal meio de comunicação.
Entre janeiro e novembro de 2015, o Brasil perdeu 16 milhões de pré-pagos. Os dados preliminares apontam que, em dezembro, foram mais 11 milhões, chegando a 27 milhões.
Até novembro do ano passado, o pós-pago tinha ganhado 5,2 milhões de assinantes.
Queda do celular pré-pago no Brasil
Fonte: Teleco

O WhatsApp, que pertence ao Facebook, anunciou hoje que passará a ser gratuito. O aplicativo cobrava uma taxa anual de alguns usuários a partir do segundo ano de uso.
Anúncios continuam fora dos planos, segundo o WhatsApp. O aplicativo deve lançar, no entanto, ferramentas de comunicação para empresas conversarem com seus clientes: “Isso poderia significar se comunicar com seu banco para saber se uma transação recente foi fraudulenta, ou com uma companhia aérea a respeito de um voo atrasado”.

Mais dados

Muitos veem as mudanças que tem enfrentado o mercado brasileiro como uma migração de serviços pagos (telefones e SMS) para serviços gratuitos (mensagens via internet). Mas não é bem assim.
O acesso à internet continua pago. O desafio enfrentado pelas operadoras de telecomunicações é fazer com que o seu chip seja o escolhido pelo consumidor para se tornar o único.
Para quem tem um chip só, os planos pós-pagos começam a fazer mais sentido, principalmente os do tipo “controle”, em que o consumidor precisa colocar créditos se ultrapassar a franquia mensal.
Em novembro do ano passado, havia 269,6 milhões de celulares em operação no Brasil. O presidente da TIM Brasil, Rodrigo Abreu, disse, numa entrevista no mês passado, que há cerca de 135 milhões a 140 milhões de usuários únicos de celular no País.
Ou seja, ainda existe muito segundo chip por aí para ser descartado.


Compartilhe
Publicação Anterior

Qual é o papel do governo na inovação dos Estados Unidos

Próxima Publicação

Suas informações estão seguras na internet?

Veja também

Governo Trump quer defender comunicações dos EUA da espionagem chinesa / Gage Skidmore/Creative Commons

Governo Trump estuda criar rede estatal 5G

Compartilhe

CompartilheO Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos estuda criar uma rede estatal de comunicações móveis com tecnologia de quinta geração (5G), com o objetivo de defender o país de espionagem da China. O site […]


Compartilhe