Para que serve um computador de pulso

Roberto Soboll, da Samsung, apresenta o Gear S2
Compartilhe

Roberto Soboll, da Samsung, apresenta o Gear S2
Roberto Soboll, da Samsung, apresenta o Gear S2

“Killer app” é a aplicação matadora que faz alguém querer um eletrônico. No caso dos PCs, a killer app foi a planilha eletrônica, que transformou uma máquina usada por hobbistas num equipamento útil à pequena empresa. O celular inteligente é usado principalmente para redes sociais, como Facebook, e serviços de mensagens, como WhatsApp e Snapchat.
Agora, para que serve o relógio inteligente?
Hoje, a Samsung anunciou o lançamento no Brasil de seu Galaxy Gear S2, que chega às lojas no início do próximo mês. Em dois modelos, o relógio tem preço sugerido de R$ 1.900 e R$ 2.100.
A consultoria GfK prevê que, no ano que vem, serão vendidos 115 milhões de computadores vestíveis no mundo, sendo 46 milhões de smartwatches.

Tentativas

A indústria ainda não descobriu, no entanto, para que serve o relógio inteligente. A grande aposta são aplicações de saúde, já que os aparelhos medem batimentos cardíacos e passos.
Roberto Soboll, diretor sênior da Samsung Brasil, afirmou que, para ele, o principal é a medição das atividades físicas. “O Gear até avisa se fico muito tempo parado”, disse Soboll. “Passei até a usar mais as escadas por causa dele.”
Versões anteriores do Gear tinham câmera e microfone, que deixaram de existir no aparelho atual. A ideia da primeira geração de relógios inteligentes era de que eles serviriam como central de avisos do celular, para que se tornasse desnecessário tirar o aparelho do bolso.
Outros fabricantes, como a Apple, também apostam nas aplicações de saúde. Recentemente, entrevistei Jason Chen, presidente mundial da Acer. Ele falou sobre o futuro dos relógios inteligentes: “Em até três anos, acho que teremos medição de pressão. A taxa de glicose deve demorar um pouco mais tempo”.
O Gear S2 segue a tendência de relógios redondos lançada pelo Moto 360, da Motorola, e seguida pelo Apple Watch. O Pebble, que surgiu como um projeto no Kickstater, anunciou sua terceira geração, chamada Pebble Time Round, também arredondado. Modelos anteriores do Gear e do Pebble tinham visor retangular,
O grande desafio dos relógios inteligentes é a duração de bateria. O Apple Watch promete um dia. O Gear S2, entre dois e três. A bateria do primeiro Pebble, que tinha tela em preto e branco com tecnologia de papel eletrônico, durava uma semana. Com o visor colorido do novo, a duração caiu para dois dias.


Compartilhe
Publicação Anterior

Quanto tempo você conseguiria sobreviver sem tecnologia?

Próxima Publicação

Conteúdo deve ser o item mais importante na gôndola do varejo do futuro

Veja também

CES 2021: Máscara inteligente AirPop conecta-se ao celular / Reprodução

Conheça seis lançamentos da CES 2021

Compartilhe

CompartilheA CES é o maior evento de eletrônicos do mundo, realizado anualmente em Las Vegas. Neste ano, por conta da pandemia, tornou-se inteiramente virtual. Começou ontem (11/1) e termina na quinta. Destaco abaixo seis lançamentos […]


Compartilhe
A Fundação Certi, de Florianópolis, é uma das credenciadas da Embrapii visitadas no programa de imersão / Renato Cruz/inova.jor

Como a Embrapii quer melhorar a competitividade da indústria

Compartilhe

CompartilheQuando foi criada, em 2013, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) foi comparada à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A atuação delas, no entanto, é bastante diferente. A Embrapa foi responsável por tornar […]


Compartilhe